15 remédios naturais para ansiedade

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15 remédios naturais para ansiedade
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A ansiedade pode ser uma condição incapacitante que é acompanhada de estresse a longo prazo e um declínio na saúde geral. Contribui para muitas doenças crônicas, mesmo quando tratadas com medicamentos convencionais. É por isso que precisamos usar remédios naturais para a ansiedade e outros transtornos do humor que irão abordar a raiz do problema.

O que são remédios para ansiedade?

Na verdade, a ansiedade pode afetar pessoas de todas as idades, com uma prevalência de vida entre 4,3 e 5,9 por cento. Além disso, 40-60 por cento das pessoas com ansiedade experimentam sinais de depressão , o que torna uma condição ainda mais séria e difícil de tratar adequadamente. E a pesquisa mostra que pessoas com ansiedade não conseguem alcançar uma remissão de curto ou longo prazo, com taxas de remissão permanecendo tão baixas quanto 38 por cento após cinco anos. A boa notícia é que existem muitos remédios naturais para a ansiedade que são seguros e não causam efeitos colaterais adversos, como muitos medicamentos anti-ansiedade.

Ao iniciar uma dieta limpa e bem equilibrada que contém nutrientes importantes como vitaminas B, magnésio e omega-3 e usando óleos essenciais para ansiedade , você notará uma diferença imediata em seu humor, níveis de energia e padrões de sono. Além disso, há muitos suplementos e mudanças de estilo de vida que servem como remédios naturais para a ansiedade.

Causas e sintomas comuns de ansiedade

A ansiedade é uma resposta normal ao estresse ou a uma situação perigosa e é muitas vezes referida como a resposta “luta ou vôo”. É também a condição de saúde mental mais prevalente. A ansiedade torna-se problemática quando é constante ou em reação a circunstâncias inadequadas, que ao longo do tempo podem afetar negativamente sua vida cotidiana. Na verdade, há uma série de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo , transtorno de ansiedade social e transtorno de pânico.

Causas de ansiedade incluem:

  • estresse
  • experiências de vida traumáticas
  • problemas de tireóide
  • serotonina disfuncional
  • álcool excessivo
  • ingestão de cafeína ou açúcar
  • desequilíbrio hormonal

Além disso, a pesquisa mostra que os fatores de risco para transtornos de ansiedade incluem ser feminino, experimentar eventos de vida estressantes na infância e na idade adulta, ter uma história familiar de transtornos de saúde mental, ter recursos econômicos limitados e ter timidez na infância. ( 3 )

Embora, a ansiedade seja caracterizada por excessiva preocupação e tensão, outros sintomas físicos e psicológicos da ansiedade incluem:

  • tensão muscular
  • aperto no peito
  • palpitações cardíacas
  • pressão alta
  • insônia
  • problemas digestivos
  • ataques de pânico
  • irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • inquietação
  • sudando
  • ansiedade
  • incapacidade de socializar

Tratamento convencional para a ansiedade

Normalmente, a ansiedade é tratada com uma combinação de drogas psicotrópicas e terapia comportamental cognitiva. As intervenções farmacológicas para a ansiedade incluem:

  • Inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina (SNRIs) :  SNRIs são usados ​​para tratar ansiedade, depressão, transtorno de pânico, fibromialgia e dor nas costas. Eles funcionam bloqueando ou atrasando a recaptação de serotonina e norepinefrina, o que ajuda a melhorar seu humor. Alguns nomes da marca SNRI incluem Cymbalta, Pristiq, Effexor e Savella. Os efeitos colaterais comuns destes medicamentos incluem tonturas, náuseas, perda de apetite, problemas sexuais, constipação, perda de peso, insônia, dores de cabeça, boca seca e agitação.
  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRIs) : os SSRIs são usados ​​para corrigir níveis baixos de serotonina no cérebro. Os SSRIs são usados ​​para tratar distúrbios de ansiedade e depressão. Alguns exemplos de SSRI comummente prescritos incluem Lexapro, Prozac, Zoloft e Celexa. Os possíveis efeitos colaterais destes medicamentos incluem sonolência, náuseas, diarréia, dor de cabeça, problemas sexuais, agitação, tonturas, boca seca, insônia e visão turva. Na verdade, pesquisas mostram que aproximadamente 30-50 por cento dos pacientes em ISRS experimentam esse tipo de efeitos colaterais leves.
  • Benzodiazepinas : os benzodiazepínicos são utilizados para aumentar o efeito do GABA, um neurotransmissor que reduz a atividade dos neurônios que causam ansiedade. Os medicamentos benzodiazepínicos são usados ​​para tratar ansiedade, insônia, abstinência alcoólica, ataques de embalagem e convulsões (devido às propriedades anticonvulsivas). Os tipos mais populares de benzodiazepinas incluem Xanax, Valium, Librium e Tranxene. Esses medicamentos vêm com efeitos colaterais, como tonturas, dores de cabeça, visão turva, transpiração, problemas para dormir, comprometimento da coordenação, confusão e aumento do risco de queda em pacientes idosos.

15 remédios naturais para ansiedade

Dieta:

1. Coma uma dieta limpa e equilibrada

Vários estudos mostram que existe uma conexão entre as escolhas de dieta e psicologia, fisiologia e comportamento. Escolhas dietéticas afetam uma pessoa a partir do momento em que ele nasceu, para a vida adulta. Consumir muitas ou poucas calorias podem aumentar os sintomas de ansiedade e outros distúrbios psicológicos ou emocionais. Além disso, uma dieta fraca pode levar a muitos sintomas de ansiedade, incluindo mau humor, fadiga e níveis anormais de açúcar no sangue que causam nervosismo e nervosismo. Uma dieta pobre também pode levar ao ganho de peso. E isso pode afetar a imagem do seu corpo e trazer sentimentos de inutilidade e auto-dúvida.

Comer alimentos antiinflamatórios pode ser um remédio natural para a ansiedade porque eles são importantes para os neurotransmissores sintetizando e equilibrando seu humor e resposta ao estresse. Além disso, também é importante comer gorduras saudáveis, carboidratos não refinados e proteína magra. Para melhorar os sintomas de ansiedade, certifique-se de adicionar alimentos de vitamina B, alimentos ricos em magnésio , alimentos com alto teor de cálcioomega 3 para sua dieta também.

  • Peixe pescado selvagem (como salmão, cavala, atum, peixe branco e arenque)
  • carne alimentada com grama
  • Frango orgânico
  • levedura nutricional
  • ovos
  • iogurte ou kefir
  • Verduras frondosas (como espinafre , couve, cascalho e cordeiros )
  • Legumes frescos (como o aipo, bok choy, brócolis, beterrabas e alcachofras)
  • Frutas frescas (como mirtilos, abacaxi, banana e figos)
  • legumes marinhos
  • gorduras saudáveis ​​(como abacate, Óleo de coco e azeite)
  • feijão (como feijão preto, feijão adzuki , grão de bico e fava)
  • Legumes (como lentilhas e ervilhas)
  • nozes (como nozes, amêndoas e castanha de caju)
  • sementes (incluindo sementes de linhaça, sementes de chia, sementes de cânhamo e sementes de abóbora)
  • grãos não refinados (como farro, quinoa e cevada )

2. Evite alimentos açucarados e processados

Pesquisas mostram que o consumo de alimentos com alto índice glicêmico pode contribuir para ansiedade e depressão. O açúcar e os carboidratos refinados podem dar-lhe níveis de açúcar no sangue e baixas ao longo do dia, aumentando a ansiedade, nervosismo e fadiga. Esses alimentos podem causar mudanças de humor e alterar seus níveis de energia, tornando mais difícil controlar seus sintomas de ansiedade. Eles também contribuem para a inflamação e alteram a estrutura do cérebro e a função do neurotransmissor.

Para manter os níveis normais de açúcar no sangue e melhorar seus sintomas de ansiedade, mantenha-se afastado de alimentos refinados, incluindo produtos cozidos (como bolachas e bolachas), bebidas açucaradas, fast food, alimentos fritos, carne processada e grãos refinados (que podem ser encontrados em cereais e pães embalados).

3. Limite a cafeína e o álcool

Muita cafeína ou álcool podem aumentar os sintomas de ansiedade, como mau humor, nervosismo e nervosismo. Um estudo publicado pelo British Journal of Psychiatry descobriu que a abstinência do álcool está associada a um menor risco de ansiedade. Para reduzir a ansiedade, evite completamente o álcool ou limite seu consumo de álcool para 1-3 bebidas por semana, mas não mais do que duas por vez.  A pesquisa também mostra que o consumo excessivo de cafeína pode induzir sintomas de ansiedade e as pessoas com transtorno de pânico e ansiedade social parecem particularmente sensíveis aos efeitos da cafeína. Limite o café ou chá preto a não mais de um copo por dia.

Suplementos:

4. Ashwagandha

Ashwagandha é uma erva de adaptogen que muitas vezes é usada como remédio natural para a ansiedade porque ajuda a estabilizar a resposta do corpo ao estresse. Em uma revisão sistemática que avaliou dados sobre a eficácia de ashwagandha como tratamento para a ansiedade, os pesquisadores descobriram que a maioria dos estudos concluiu com melhora significativa nos sintomas de ansiedade com a terapia com a ashwagandha.

No entanto, ashwagandha não é apenas um analista de estresse .  Ele também protege o cérebro da degeneração e funciona para melhorar os sintomas de ansiedade, destruindo os radicais livres que causam danos ao cérebro e ao corpo. Pesquisas mostram que ashwagandha ajuda a melhorar o foco, reduzir a fadiga e combater a ansiedade sem os efeitos colaterais da maioria dos medicamentos anti-ansiedade.

5. Raiz Kava

A pesquisa mostra que a raiz kava pode ser usada para tratar a ansiedade porque é um ansiolítico não adictivo e não hipnótico. Kava é usado para melhorar o humor, aliviar a ansiedade e aumentar a sociabilidade. Ele funciona estimulando receptores de dopamina e induzindo euforia. De fato, um estudo randomizado controlado realizado na Austrália descobriu que o kava pode ser considerado uma terapia de primeira linha para transtorno de ansiedade generalizada e é mostrado como seguro para pessoas submetidas a tratamento. E uma meta-análise relatada por Cochrane, que envolveu 7 ensaios, sugere que há efeitos significativos do tratamento com kava para ansiedade com poucos efeitos colaterais, que são todos considerados suaves.

Tome o kava sob a orientação de seu médico, pois pode interagir com certos medicamentos. Além disso, não consome álcool se estiver usando kava e esteja ciente dos efeitos colaterais mais comuns, incluindo dor de cabeça, sonolência e diarréia.

6. 5-HTP (5-hidroxitriptofano) 

Complementar com 5-HTP, que é sintetizado a partir de triptofano (um aminoácidos essenciais que atua como um regulador de humor), pode ajudar a tratar uma série de problemas associados à ansiedade, incluindo problemas para dormir, mau humor e dores de cabeça. O 5-HTP aumenta a serotonina, que é um neurotransmissor calmante que transmite sinais entre as células nervosas e altera as funções cerebrais que regulam seus padrões de humor e sono. Estudos mostram que a terapia com 5-HTP está associada a uma redução significativa da ansiedade devido aos seus efeitos calmantes. No entanto, é importante que você não tome 5-HTP com medicamentos anti-ansiedade ou antidepressivos prescritos.

7. GABA (ácido gamma aminobutírico)

GABA é um aminoácido que é responsável por diminuir a ansiedade no sistema nervoso e também ajuda a relaxar os músculos. Ele é usado para uma série de condições, além de aliviar a ansiedade, incluindo a redução de PMS, aliviar a insônia, estabilizar a pressão arterial, tratar o TDAH, queimar gordura e aliviar a dor. O GABA também é um neurotransmissor inibitório que pode causar um efeito sedativo, ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade. Medicamentos anti-ansiedade, como Xanax e Valium, trabalham para aumentar a quantidade de GABA no cérebro. Existem suplementos GABA disponíveis em sua loja local de alimentos saudáveis ​​ou vitaminas. Ou, outra opção é usar a raiz de valeriana , o que, naturalmente, aumenta o nível de GABA do seu cérebro e ajuda a acalmar a ansiedade.

8. magnésio 

O magnésio desempenha muitos papéis importantes no corpo e a deficiência de magnésio é uma das principais deficiências em adultos. Então, se você está lutando com ansiedade, você pode tentar tomar um suplemento de magnésio . O magnésio ajuda a relaxar os músculos e a acalmar o sistema nervoso. Além disso, é vital para a função GABA e para regular certos hormônios que são cruciais para acalmar o cérebro e promover o relaxamento. O magnésio é comumente usado para combater a ansiedade, má digestão, dores musculares e espasmos e problemas para dormir. Procure magnésio em citrato, quelato e cloreto, que são formas que o corpo absorve melhor. No entanto, esteja ciente de que muito magnésio pode causar diarréia, então tenha cuidado com a dose. Devido a isso, comece com quantidades menores de magnésio e trabalhe até uma dose efetiva para você.

9. Complexo de vitamina B

As vitaminas B ajudam a combater o estresse e a estabilizar seu humor. A vitamina B6, em particular, serve como um remédio natural para a ansiedade porque funciona para aumentar o humor, equilibrar os níveis de açúcar no sangue e manter um sistema nervoso saudável. Na verdade, os sintomas de uma deficiência de vitamina B6 incluem ansiedade, irritabilidade, depressão, alterações no humor, dores musculares e fadiga. Além disso, a  vitamina b12 também é importante para combater o estresse crônico, distúrbios do humor e depressão. Isso ajuda a melhorar sua concentração, melhorar os níveis de energia e permitir que seu sistema nervoso funcione corretamente.

Óleos essenciais:

10. Óleo de lavanda

O óleo de lavanda mostrou reduzir a ansiedade e ajudar a relaxar o corpo. Um estudo multicêntrico duplo-cego e aleatorizado realizado na Alemanha descobriu que a Silexan, uma cápsula de óleo de lavanda oral, era tão eficaz quanto a medicação anti-ansiedade de benzodiazepina que geralmente induz sedação e tinha um alto potencial de abuso de drogas.

Pesquisas também mostram que usar o óleo de lavanda topicamente ou inalar lavanda pode ajudar a induzir a calma e aliviar os sintomas de ansiedade, como nervosismo, dores de cabeça e dor muscular. Coloque 3 gotas de óleo de lavanda na palma da mão e esfregue-o em seu pescoço, pulsos e templos. Você também pode difundir o óleo de lavanda em casa ou no trabalho, inalar diretamente da garrafa para alívio imediato e adicionar 5-10 gotas para aquecer a água do banho para combater a ansiedade naturalmente.

11. Camomila romana

O óleo essencial de camomila romana  é usado para acalmar os nervos e reduzir a ansiedade por causa de propriedades sedativas suaves e favorecendo o relaxamento. Inalar a camomila romana funciona como um gatilho emocional porque a fragrância viaja diretamente para o cérebro para ajudar a combater os sintomas de ansiedade. Um estudo publicado em Terapias Alternativas em Saúde e Medicina descobriu que, quando o óleo de camomila é administrado por via oral, causa uma redução significativa dos sintomas de ansiedade e depressão quando comparado a um placebo. Disseminar 5 gotas de óleo de camomila romana em casa ou no trabalho, inalar diretamente da garrafa ou aplicá-la topicamente no pescoço, no peito e nos pulsos. A camomila romana também é gentil o suficiente para que as crianças usem como remédio natural para a ansiedade.

Estilo de vida: 

12. Atividade Física

A atividade física regular ajuda a melhorar a qualidade do sono, reduzir a inflamação, aumentar a confiança, melhorar os níveis de energia e aliviar o estresse e a tensão. Pessoas com ansiedade podem se beneficiar de exercícios como yoga e tai chi porque promovem o relaxamento e envolvem técnicas de respiração profunda que ajudam a reduzir o estresse e a tensão muscular. Uma revisão de 2012 publicada na Alternative Medicine Review descobriu que dos 35 ensaios que abordaram os efeitos do yoga sobre ansiedade e estresse, 25 deles notaram uma diminuição significativa nos sintomas de estresse e ansiedade como resultado da prática de yoga. Na verdade, a  ioga muda seu cérebro impactando seus níveis de GABA e suprimindo a atividade neural. Além de yoga e tai chi, você pode praticar outros exercícios que ajudam a acalmar o corpo. Por exemplo, correr, caminhar ou caminhar ao ar livre, levantar pesos e até mesmo dançar pode ajudar a combater o estresse.

13. Obter bastante descanso

Pesquisadores da Universidade de Berkeley descobriram que a falta de sono pode ampliar a ansiedade antecipada estimulando as regiões do cérebro associadas ao processamento emocional. Isso significa que a privação do sono pode contribuir para sintomas comuns de ansiedade. Esses sintomas incluem preocupação excessiva e, ao restaurar padrões adequados de sono, pessoas com ansiedade podem reduzir os sentimentos de medo, preocupação e tensão. Aponte para obter 7-9 horas de sono todas as noites, a fim de reduzir o estresse, equilibrar seus hormônios , prevenir o mau humor e reduzir a fadiga. Você também pode difundir óleo essencial de lavanda ou camomila em seu quarto para ajudar a relaxar.

14. Meditate

Um estudo controlado randomizado de 2013 publicado no Journal of Clinical Psychiatry descobriu que a meditação consciente teve um efeito benéfico sobre os sintomas de ansiedade e melhorou a reatividade ao estresse e os mecanismos de enfrentamento quando confrontados com um desafio de estresse. Se você é novo nisso, experimente a meditação guiada como um dos seus remédios naturais para a ansiedade, que está disponível no YouTube e podcasts. Isso ajudará a reduzir seus níveis de cortisol, melhorar a qualidade do sono, aumentar sua produtividade em casa e no trabalho e tratar a sua ansiedade.

15. Encontre suporte

No seu esforço para superar a ansiedade, encontrar apoio de sua família, amigos, comunidade e terapeutas profissionais pode ser extremamente útil. Por exemplo,  a terapia comportamental cognitiva  é um tipo de psicoterapia que se concentra nos pensamentos subjacentes de uma pessoa para determinar como atuamos e sentimos. Os terapeutas ajudam a mudar seus padrões de pensamento e reações para que você possa melhorar as situações estressantes. Se a sua ansiedade está afetando sua qualidade de vida, considere se juntar a um grupo de apoio local ou se conectar com outras pessoas que estão lidando com a ansiedade. Juntos, você pode usar esses remédios naturais para a ansiedade com os membros da sua comunidade e trabalhar em situações difíceis com seu apoio.


Precauções

Se você optar por usar qualquer um desses remédios naturais para a ansiedade, faça isso sob a orientação de seu médico. Além disso, certifique-se de que ele ou ela sabe quais outros medicamentos você está tomando, a fim de evitar interações perigosas. Por exemplo, alguns desses remédios naturais, incluindo a raiz kava, 5-HTP e GABA, interagem com medicamentos anti-ansiedade e anti depressão comumente prescritos. Portanto, não use esses suplementos ou ervas juntamente com medicamentos prescritos.

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