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Beta alanina é tecnicamente um beta-aminoácido não-essencial, mas tornou-se rapidamente qualquer coisa, mas não essencial nos mundos da nutrição de desempenho e musculação. Também conhecido por seu nome de marca comercial carnosina, essa substância é conhecida como uma estrela brilhante devido a afirmações e comprovações de que eleva níveis de carnosina muscular e aumenta a quantidade de treino que você pode realizar em altas intensidades.

Beta alanine também é muito famosa por produzir um certo "formigamento" que você provavelmente irá sentir - e possivelmente irá ficar assustado - na primeira vez que você tomou um suplemento pré-treino contendo beta-alanina.

A beta alanine pode oferecer benefícios de desempenho reais, mas tem propriedades químicas únicas que precisam ser compreendidas.

Esse suplemento poderia ganhar um lugar permanente em sua prateleira nutricional. Este artigo irá lhe mostrar fatos baseados na ciência que você precisa saber para decidir que este é o suplemento certo para você.

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O que é a beta alanina?

Beta-alanina ou ácido 3-aminopropiônico é um beta-aminoácido de ocorrência natural e um componente dos dipeptídeos de histidina carnosina e anserina, bem como vitamina B5 ou ácido pantotênico. Estruturalmente, a beta-alanine é um híbrido entre os potentes neurotransmissores L glicina e GABA, o que pode explicar por que os consumidores muitas vezes afirmam experimentar uma resposta semelhante à cafeína. O suplemento de beta alanina está ganhando cada vez mais apoio na comunidade científica por ser secundariamente classificada como neurotransmissor.

Seu corpo pode produzir beta alanine de pelo menos três formas diferentes. Pode ser liberado durante a quebra de dipeptídeos de histidina, como carnosina ou anserina, ou pode ser formado como subproduto secundário de uma reação que converte L alanine em piruvato. Além disso, a beta alanine pode ser formada durante a digestão, quando os micróbios intestinais removem um átomo de carbono do L aspartato, liberando ambos beta alanine e CO2.

Quando consumido como suplemento dietético, a beta alanine passa da corrente sanguínea para o músculo esquelético através de um transportador de beta alanine e taurina que depende da disponibilidade de sódio e cloreto. Uma vez que entra em uma célula do músculo esquelético, ela se liga com a L histidina de aminoácido essencial para formar o dipeptídeo carnosina.

Como funciona beta alanina?

O benefício desportivo de complementar com beta alanine reside principalmente na sua capacidade de aumentar as concentrações de carnosina muscular. Na verdade, a beta alanine é o aminoácido limitante na síntese de carnosina, o que significa que sua presença na corrente sanguínea está diretamente ligada aos níveis de carnosina muscular.

Até à data, todos os estudos em que a beta-alanina foi complementada com seres humanos resultaram em um aumento significativo da carnosina muscular. Isso contrasta com outros suplementos icônicos como a creatina, para os quais respondedores distintos e não respondedores foram observados. Mas a beta-alanina não funciona de forma ampla; também funciona bem. A suplementação com beta-alanina mostrou aumentar as concentrações de carnosina muscular em até 58 por cento em apenas quatro semanas e 80 por cento em 10 semanas.

Beta alanina é realmente bom?

O que é tão especial sobre a beta alanine, você pergunta? Bem, além de ser um antioxidante potente, este péptido é uma das primeiras linhas de defesa dos músculos contra o acúmulo de íons de hidrogênio (H +) durante o exercício de alta intensidade. Esse aumento em H + diminui drasticamente o pH dentro das células musculares, afetando negativamente a função enzimática e os eventos de acoplamento excitação-contração muscular que ajudam a saída contínua e de alta intensidade. De uma forma mais resumida, uma queda no pH do músculo é um dos principais contribuintes para a fadiga muscular.

A concentração de carnosina muscular também está relacionada com a alta porcentagem de fibras musculares de contração rápida tipo II. Por este motivo, você encontrará níveis mais elevados de carnosina muscular entre velocistas e freaks musculares naturais. Os homens também geralmente têm maiores concentrações de carnosina muscular do que as mulheres, provavelmente porque a enzima que quebra a carnosina é mais ativa nas mulheres.

Beta alanina

O beta alanine é um aminoácido composto de substâncias 100% naturais que são as responsáveis por aumentar a resistência anaeróbica e a produção de energia, adiando dessa forma a fadiga. Por isso a beta alanine da é a melhor para você, pois ela irá não apenas melhorar o seu desempenho nos treinos como também resultará em maior ganho de massa muscular magra.

Se você deseja um suplemento que realmente irá fazer um grande efeito para potencializar o seu desempenho físico, além de melhorar sua resistência muscular e reduzir a fadiga, certamente o beta alanine é o produto ideal para você, diversos atletas e bodybuilders no mundo todo fazem o uso desse suplemento para que seus treinos sejam sempre mais intensos e com os melhores resultados.

Para que você entenda a forma como o seu corpo necessita de energia durante os treinos de alta intensidade, basicamente o corpo irá transformar a glicose em glicogênio. Durante essa transformação, os íons de hidrogênio irão ser fabricados nos músculos, então quanto maior for a quantidade de hidrogênio que for acumulada, maior será o desempenho físico da pessoa que o tomar pois a fadiga será reduzida drasticamente.

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A empresa desenvolveu essa fórmula específica que possui beta alanine, fosfatos e histidina. Todos esses ingredientes foram comprovados que funcionam muito bem para melhorar o sistema intramuscular. Outro grande benefício é que quando o beta alanina se junta com a histidina, a quantidade de energia na pessoa será produzida de uma forma muito mais eficaz.

Se o seu desejo for melhorar o seu desempenho físico geral, como correr mais, conseguir levantar mais peso, treinar durante um tempo maior, certamente o beta alanine irá te ajudar muito neste objetivo, isso se deve ao fato dele ser um produto desenvolvido especialmente para melhorar a intensidade do seu treino.

A beta alanine irá fornecer o estímulo que seu corpo precisa para que a sua capacidade aeróbica e anaeróbica sejam aumentadas de uma forma muito positiva. Dessa forma será possível sentir uma quantidade de cansaço muito menor, além de conceder mais energia para um treino mais forte e intenso.

Descrição da Beta alanina

O suplemento beta alanine tem seus resultados cientificamente comprovados por diversas pesquisas. Ela auxilia os usuários a aumentarem o seu nível de energia e resistência durante os exercícios físicos de alta intensidade.

Isso força o corpo a responder com maiores adaptações, como aumento de massa muscular magra e aumento extremo de energia e resistência.

Sugestão de Uso

Misture 2 gramas (1/4 de colher de chá) do beta alanina (200g) - em água ou bebida de preferência e consuma uma vez ao dia

Benefícios da Beta alanina

  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da massa muscular;
  • Aumento do desempenho;
  • Melhora da resistência física;
  • Retarda a fadiga muscular;
  • Auxilia na recuperação muscular
  • Ajuda em treinos mais difíceis e mais longos.

Beta alanina efeitos colaterais

A Beta alanine vem com o seu próprio regulador de dosagem incorporado na embalagem do produto, isso faz com que o seu consumo seja muito seguro e as chances de você obter um efeito colateral indesejado são baixíssimas, porém como todo suplemento ainda é possível que isso ocorra.

O efeito colateral mais comum que pode ocorrer é você sentir uma pequena dor no seu pescoço ou nos braços, é mais comum de ocorrer quando você está no início do ciclo, conforme você vai tomando mais doses o seu corpo se acostuma e essas dores não acontecem mais.

O nome científico para essas dores de "pinos e agulhas" é a parestesia aguda. Também pode produzir uma sensação de queimação, coceira ou rubor no couro cabeludo ou nas orelhas. As doses de beta alanina quando superiores a cerca de 800 mg - menos da metade da quantidade contida em uma única colher de alguns pré-treinos populares - geralmente foram relatadas como causais de parestesia moderada a grave com duração de 60 a 90 minutos. Em um estudo, em que os indivíduos consumiram 3 gramas de beta alanina em uma dose, o efeito parastesia foi relatado como significativo e grave.

Se a parestesia é uma preocupação, então é recomendado que você limite seu consumo inicial a não mais do que 800 a 1200 mg de beta alanina, a cada 3 ou 4 horas, durante pelo menos quatro semanas. Isto será suficiente para derivar os benefícios de desempenho do suplemento e sua reação ao seu uso.

Se você tomar beta-alanina com o estômago vazio, as concentrações sanguíneas aumentarão de maneira mais rápida, mas também é mais provável que experimente os efeitos colaterais da parestesia. Além disso, os consumidores que usam beta-alanina por sua resposta estimulante tendem a reportar efeitos mais consistentes quando o consomem com o estômago vazio. Se, no entanto, você está apenas tomando beta alanina por seus efeitos de desempenho, então isso importa menos, uma vez que cada dose de beta alanine simplesmente aumenta a elevação das concentrações de carnosina de músculo da dose anterior, independentemente de ser consumido na presença ou ausência de alimentos .

Beta alanina informação nutricional

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Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

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