Betaína para que serve

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Betaína para que serve
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A Betaína é um composto químico utilizado a muitos anos no tratamento de diversas doenças e distúrbios corporais. A ação da betaína no corpo humano é complexa e ainda não foi explicada pela ciência. Porém, as tendências encontradas até hoje, conduzem à esperança de que a betaína pode ser um excelente remédio para diversos problemas, além claro, de um excelente suplemento para atletas em busca do ganho de massa muscular.

O que é a Betaína?

A betaína é um composto químico encontrado naturalmente no corpo humano, assim também como em animais e plantas. Sua função no organismo em que se encontra é de forma geral a mesma, uma vez que a betaína tem como efeito a retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientas desfavoráveis. Isolado pela primeira vez a partir da beterraba, a betaína também pode ser encontrada em boas concentrações nos frutos do mar e no espinafre.

Para que serve a Betaína?

A betaína desempenha um papel central no metabolismo humano. Suas funções são múltiplas, e portanto seus efeitos são numerosos. Entre os benefícios mais conhecidos está a redução dos níveis de homocisteína, um componente claramente relacionado com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ósseas como, por exemplo, a osteoporose.

Além disso, a substância é amplamente usada em cremes dentais para tratar os sintomas da boca seca (xerostomia), distúrbio para o qual a aplicação tópica de betaína tem se mostrado um excelente tratamento, uma vez que se relaciona claramente à propriedade da mesma de proteger as células de condições ambientais desfavoráveis.

Os demais supostos benefícios da betaína, para os quais ainda não há confirmação científica sólida, compõem uma lista extremamente numerosa: redução do risco de tumores, tratamento do refluxo gastroesofágico, tratamento de doenças do fígado e da hepatite C e redução do dano causado por raios solares ultravioleta.

O benefício polêmico que nos interessa aqui é, porém, a alegada propriedade da betaína de aumentar a performance em treinos de força e, ao mesmo tempo, a velocidade do ganho de massa muscular.

Betaína para Ganho de Massa Muscular

A principal motivação da crença de que a betaína pode ser benéfica para quem procura ganhar massa muscular é o mecanismo pelo qual ela diminui os níveis de homocisteína. A betaína é capaz de transformar a homocisteína em metionina, e dessa forma aparenta provocar um duplo efeito benéfico.

A homocisteína, cuja atuação se relaciona à diminuição da sensibilidade a insulina, possui efeitos negativos sobre o crescimento muscular e dificulta a perda de gordura. A metionina, por outro lado, é extremamente importante para síntese de proteína e para a produção natural de creatina, cujos efeitos benéficos sobre o crescimento muscular são amplamente conhecidos. Trocar uma pela outra é, portanto, excelente.

Esse estudo, assim também como algumas confirmações empíricas, recomendam o consumo da betaína por atletas que buscam o ganho de massa muscular.

A Betaína funciona mesmo?

A eficácia da betaína para o tratamento de altas concentrações de homocisteína e para o alívio tópico dos sintomas da boca seca já são cientificamente comprovadas. A sua eficácia como suplemento para o ganho de massa muscular, porém, permanece sob dúvidas.

Os estudos conduzidos para testar a eficácia da betaína como suplemento para hipertrofia muscular não são numerosos. Uma pesquisa atenta poderá notar que mesmo as avaliações mais otimistas baseiam-se em apenas um estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Esse estudo, apesar de dar motivos para sérias suspeitas de que a betaína é eficaz, não é, porém, por si só suficiente para considerar a eficácia comprovada. Nesse estudo, dois grupos de homens já praticantes de musculação foram submetidos a treinos idênticos por seis semanas, durante os quais um deles consumiu betaína e o outro apenas um placebo. O resultado demonstrou que, enquanto o grupo do placebo não experimentou nenhuma alteração, o grupo que consumiu betaína obteve significativos aumentos na massa muscular e na circunferência do braço, além de diminuir o nível de gordura corporal.

Há, portanto, esperança, mas as dúvidas são muitas. Em primeiro lugar, se a betaína se mostrou efetiva para homens que já treinavam, não se sabe qual será seu efeito sobre homens antes sedentários. Os pesquisadores desse estudo também não foram capazes de determinar precisamente a causa do ganho de massa muscular, uma vez que a variação nos níveis de homocisteína foram baixos. Há quem aponte, ainda, para o polêmico financiamento do estudo, feito pela DuPont – uma empresa que produz betaína.

Muitos atletas experientes, ao notar que a betaína aumenta a síntese natural de creatina, podem se perguntar se a betaína oferece algum benefício para além da creatina, que já é um suplemento consagrado. A pergunta segue, ainda, sem uma clara resposta.

Efeitos Colaterais apresentados pelo uso da Betaína

A betaína é considerada provavelmente segura para crianças e adultos, provocando apenas pequenos efeitos colaterais em alguns casos. Os mais comuns são perturbações estomacais, náuseas e diarreias leves.

Há, porém, grupos que devem evitar a betaína. Em primeiro lugar, não há conhecimento sobre a segurança do consumo de betaína por mulheres grávidas ou lactantes, de modo que recomenda-se que a betaína seja evitada por esses grupos.

Mais definitiva é a advertência para pessoas com altos níveis de colesterol. O consumo de betaína foi identificado como uma causa de aumentos expressivos nos níveis gerais de colesterol em todas as pessoas, de modo que quem já sofre com altos níveis de colesterol pode sofrer sérias complicações.

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Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

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