Catabolismo – O que é um estado catabólico?

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Catabolismo – O que é um estado catabólico?
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O corpo enfrenta um estado catabólico durante as funções metabólicas normais. Esta ideia, em oposição a um estado anabólico, define realmente a quebra de alimentos e nutrientes, de modo que eles terão mais tarde a capacidade de se acumular e aumentar o processo de crescimento muscular ou tecidual.

A ideia catabólica

Definindo o estado catabólico dentro do corpo humano, entusiastas de fitness ávidos têm a capacidade de atingir seus objetivos mais facilmente. Por exemplo, sabendo que os músculos realmente sofrem uma fase de quebra devido aos hormônios liberados durante cada treino, você tem a capacidade de neutralizar esse fenômeno consumindo fontes nutritivas de alta qualidade antes, durante ou após as sessões de exercícios.

Na forma escrita mais básica, o processo catabólico envolve tudo e qualquer coisa que naturalmente ocorra ou induz a quebra de moléculas maiores em vários blocos de construção menores. Essas partes separadas eventualmente se combinam em um processo conhecido como anabolismo, que beneficia grandemente o crescimento do tecido muscular.

Tanto o catabolismo como o anabolismo funcionam juntos naturalmente no corpo humano, a fim de manter um nível de energia saudável e um tecido muscular durável e funcional. No entanto, antes que qualquer músculo ganhe a capacidade de se beneficiar desses dois processos principais, fatores científicos simples precisam seguir seu curso correto.

O Processo Catabólico

Quando o alimento entra no corpo, desde o primeiro momento, moléculas maiores se tornam naturalmente menores. A ideia de digestão na verdade implica catabolismo. Uma vez que as partículas de alimentos se decompõem em nutrientes menores, essas cepas químicas que antes compunham as maiores moléculas de nutrientes liberam energia através de um processo de oxidação.

O processo catabólico libera energia que ajuda a manter a atividade muscular adequada. O processo de oxidação que ocorre durante o catabolismo ajuda a sintetizar os blocos de construção químicos necessários que o trifosfato de adenosina (ATP). Várias moléculas de ATP fornecem às células o poder de transferir mais energia produzida durante o processo catabólico para o processo anabólico.

Em termos básicos, o catabolismo atua como o único fornecedor de energia para a preservação e crescimento adequados em quase todas as células.

Importância do Catabolismo

Além de ajudar a alimentar o corpo humano com energia necessária para crescer e funcionar, o catabolismo às vezes age como um processo negativo que leva a efeitos adversos à saúde. Isso não ocorre com frequência, mas quando o corpo tem uma taxa extremamente alta de catabolismo, ao contrário do anabolismo, o tecido muscular e os depósitos de gordura essenciais encontrados no corpo se esgotam.

Por exemplo, durante o descanso, o corpo tende a se recuperar e permanecer em um estado anabólico. Quando o corpo não descansa adequadamente por longos períodos de tempo, como no exercício prolongado e vigoroso, o tecido muscular continuará a se romper. Sem ingestão nutricional adequada, o processo natural de crescimento e reparação dos tecidos não ocorrerá.

Mesmo que isso não pareça particularmente problemático, simplesmente imagine permanecer em um estado constante de esgotamento. Muito literalmente, quando o tecido muscular real do corpo resiste a trechos alongados do estado catabólico, ele corrói a si mesmo na tentativa de encontrar uma fonte de energia armazenada.

A maioria das pessoas que vivem estilos de vida saudáveis, que incluem dieta adequada e exercício físico, não apresentam problemas catabólicos. No entanto, altos níveis de estresse e desequilíbrios hormonais desencadeiam efeitos adversos que prejudicam o equilíbrio natural entre o anabolismo e o catabolismo.

Catabolismo , as sequências de reações catalisadas por enzimas pelas quais moléculas relativamente grandes nas células vivas são decompostas ou degradadas. Parte da energia química liberada durante os processos catabólicos é conservada na forma de compostos ricos em energia (por exemplo, trifosfato de adenosina [ATP]).

A energia é liberada em três fases. No primeiro, moléculas grandes, como as de proteínas , polissacarídeos e lipídios , são quebradas; pequenas quantidades de energia são liberadas na forma de calor nesses processos. Na segunda fase, as pequenas moléculas são oxidadas, liberando energia química para formar ATP e também energia térmica, para formar um dos três compostos: acetato, oxaloacetato ou α-oxoglutarato. Estes são oxidados em dióxido de carbono durante a terceira fase, uma sequência de reação cíclica chamada ciclo do ácido tricarboxílico (ou Krebs) . Átomos de hidrogênio ou elétronsa partir dos compostos intermediários formados durante o ciclo são transferidos (através de uma sucessão de moléculas transportadoras) em última instância para o oxigênio , formando água . Esses eventos, o meio mais importante para gerar ATP nas células, são conhecidos como respiração terminal e fosforilação oxidativa.

Catabolismo muscular

O catabolismo ocorre mais frequentemente após o treino e de manhã após o despertar, mas este fenómeno nem sempre ocorre nestes momentos. A degradação ocorre quando a deficiência de glicogênio nos músculos está ausente, ou seja, nossos músculos não têm onde extrair energia para a ação. Por que o catabolismo nos chega depois do treinamento ? Porque durante o exercício intenso perdemos toda a nossa energia, mas quando se trata de catabolismo matinal, é alimentando os nutrientes do nosso corpo a noite toda, muitas vezes até 7 a 10 horas!

Para quebrar o processo de catabolismo, é necessário fornecer rapidamente carboidratos de rápida absorção e proteínas que contêm toda uma gama de aminoácidos . Com a ajuda de suplementos anti-catabólicos que estão disponíveis no mercado como: HMB, glutamina e proteína , os pontos de vista sobre a ação e senso de apoio para estas substâncias são divididos. Em conclusão, o catabolismo é uma transformação geral de nossos tecidos em energia; É uma reação defensiva ao não nos fornecer a quantidade certa de nutrientes que lhes permitem entrar no estado anabólico (crescimento). E curiosidade: a vida em stress e pressa aumenta o processo de catabolismo, porque é produzido um hormônio chamado cortisol.

Os hormônios catabólicos incluem cortisol, adrenalina, citolinas e glucagon.

Anabolismo muscular

O anabolismo faz parte do metabolismo que está diretamente relacionado ao crescimento muscular , anabolismo é (crescimento), catabolismo (decomposição). Neste processo, ocorre a formação e crescimento de tecidos como massa muscular , tamanho corporal e força de nossos músculos .

Os hormônios anabólicos incluem estrogênio, HGH, insulina e testosterona .

O anabolismo é mais concentrado em uma idade precoce na adolescência. Então nossos tecidos se desenvolvem a um ritmo incrível, e não há catabolismo a menos que não comamos adequadamente. O processo anabólico também ocorre em pessoas na chamada massa, porque ao consumir uma grande quantidade de excesso calórico armazenamos o excesso de comida na forma de energia, então estamos na fase anabólica. No entanto, você deve ter cuidado com o que você come e seguir os princípios básicos de uma nutrição adequada, pois além de carne no processo anabólico, também podemos tomar gordura indesejada.


Durante todo o dia, seu corpo está em estado anabólico ou catabólico; esses dois não podem se manifestar ao mesmo tempo, pois definem processos opostos. O anabolismo é a multiplicidade de reações químicas que ocorrem dentro do corpo e promovem a construção de moléculas, tecidos e órgãos, e a reparação de tecidos danificados, enquanto o catabolismo define as reações degradativas que decompõem moléculas e tecidos.

Ambos os processos são necessários para manter um corpo saudável. No estado anabólico, seu corpo consome energia para reparar os tecidos e cultivar novas células ou manter os tecidos saudáveis; pelo contrário, no estado catabólico, o corpo libera energia decompondo moléculas maiores em seus blocos de construção.

Sem o anabolismo, não poderíamos recuperar após um treino e nosso corpo não seria capaz de regenerar e reparar seus tecidos danificados no final do dia. Sem o catabolismo, não teríamos energia para nossas atividades diárias e não poderíamos usar eficientemente as calorias provenientes dos alimentos. Ambos os processos são essenciais para manter o estado de saúde ideal, mas o que realmente faz a diferença é a quantidade de tempo gasto em cada um desses estados metabólicos.

O excesso de catabolismo canibaliza os músculos e favorece o ganho de gordura

O anabolismo e o catabolismo se equilibram até certo ponto, mas quando você está no estado catabólico por muito tempo, seu corpo quebra o tecido muscular para a produção de combustível e isso não é desejável, independentemente de suas metas de condicionamento físico. Se você está interessado em obter uma aparência atlética, em colocar massa muscular ou simplesmente em manter sua saúde, você deve procurar permanecer no estado anabólico e empurrar o catabólico o mais rápido possível.

O problema aqui é que o catabolismo pode ser desencadeado por todas as formas de estresse, desde o exercício físico até a falta de sono ou estresse no trabalho. Para equilibrar este processo, você precisa adotar um programa de descanso adequado, para nutrir seu corpo com todos os grupos de nutrientes para que o organismo consiga reparar os tecidos danificados e também escolher cuidadosamente seus exercícios.

Exercícios que favorecem o catabolismo incluem atividades aeróbicas e exercícios de intensidade moderada que são mantidos por horas. Correr, nadar, andar de bicicleta, esquiar e outras formas de exercício que queimam muitas calorias e não envolvem treinamento de resistência desencadeiam o estado catabólico e a liberação de certos hormônios como adrenalina e cortisol.

Certamente, todas essas atividades são boas para o seu corpo e para o seu coração, já que elas aumentam sua aptidão cardiovascular, mas quando elas são mantidas por várias horas, elas podem se tornar prejudiciais. Os hormônios liberados durante o estado catabólico são benéficos quando produzidos em certas quantidades, mas quando essas quantidades são excedidas, aparecem sintomas desagradáveis.

O cortisol, como você sabe, também é chamado de hormônio do estresse; aumenta a pressão sanguínea e minimiza a resposta do sistema imunológico. Além disso, leva a níveis mais altos de açúcar no sangue, assim como o glucagon, outro hormônio produzido durante o catabolismo. O glucagon estimula a destruição do glicogênio pelo fígado, e também faz com que o açúcar seja liberado na corrente sanguínea.

Estes efeitos são úteis quando se pratica exercícios de intensidade moderada durante 40-60 minutos, por exemplo, pois o seu corpo precisa de um aumento de energia para manter o treino e alimentar os músculos. Mas o cortisol também favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, e quando há muito açúcar na corrente sanguínea que não é usado para fins energéticos, além de muito cortisol, seu corpo provavelmente engordará.

Para resumir isso, o catabolismo resulta em nenhum acúmulo de massa muscular; quando o estado catabólico dura por um período limitado de tempo, favorece a perda de massa corporal - músculos e gordura, mas quando o processo dura por muito tempo, pode realmente causar ganho de peso como resultado de estresse prolongado e alterações hormonais e sanguíneas. níveis de açúcar.

Para alguém cujo objetivo é perder gordura, construir um físico bem formado e musculoso, ou ficar mais magro e manter um bom estado de saúde, o catabolismo pode se tornar um pesadelo. A melhor maneira de evitar estar no estado catabólico por muito tempo é limitar os exercícios de cardio a 40-60 minutos, para obter uma nutrição adequada e recuperar adequadamente.

Lembre-se, o catabolismo é necessário porque cria a energia que seu corpo usa para reparar os tecidos, para o crescimento, sintetizando hormônios e para muitos outros processos internos. Mas todos os seus esforços podem ser comprometidos se o seu programa de exercícios, dieta e horário de descanso não forem adequados.

O anabolismo repara músculos e estimula o crescimento

No estado anabólico, o corpo usa moléculas simples como blocos de construção para os complexos, e repara os tecidos danificados. Também produz hormônios como o hormônio do crescimento, a insulina - que regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea e ajuda na utilização de glicose para fins energéticos, ou testosterona e estrogênio. A testosterona ajuda no fortalecimento dos músculos e aumenta a massa óssea, enquanto o estrogênio é necessário para regular o ciclo menstrual em mulheres e preservar a massa óssea.

Para que seu corpo permaneça no estado anabólico por mais tempo, você precisa consertar sua rotina de sono, dieta e exercícios. Dormir o suficiente permite que todos os seus tecidos e órgãos se recuperem e se regenerem, e normaliza a produção de hormônios, incluindo aqueles que controlam o apetite, sensação de fome, níveis de estresse e humor.

Comer uma dieta balanceada e suprir seu corpo com bastante proteína e carboidratos é essencial para manter o estado anabólico, pois sem nutrientes, o corpo não pode substituir as moléculas que foram quebradas durante o catabolismo, portanto os tecidos não podem ser reparados.

Quanto ao exercício, embora possa parecer contra-intuitivo, o tipo de treino que favorece o anabolismo é o treinamento de força e não o exercício cardiovascular. Quer você opte por HIIT, levantamento de peso, WBV ou exercícios isométricos, contanto que você force seus músculos a trabalhar contra uma resistência e a queimar energia durante o exercício, você consome a glicose que está disponível na corrente sanguínea e cria a premissa para crescimento muscular e fortalecimento.

Para que o tecido muscular cresça, ele primeiro tem que ser danificado; então, nutrientes e oxigênio são usados ​​para reencher as reservas vazias e para consertar as fibras. Embora uma sessão de treinamento de força queime menos calorias que uma sessão de cardio, a longo prazo os benefícios serão maiores, pois ajudará a aumentar a massa magra, fortalecer os músculos e manter uma alta taxa metabólica, consumindo as calorias ingeridas mais rapidamente .

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