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Uma dieta cetogênica é bem conhecida por ser uma dieta com uma quantidade muito pequena de carboidratos, onde o corpo produz cetonas no fígado para serem usadas como energia. É conhecida por muitos nomes diferentes – dieta cetogênica, dieta baixa em carboidratos, baixa gordura carb alta (LCHF), etc.

Quando você come algo que possui muitos carboidratos, seu corpo produzirá glicose e insulina.

A glicose é a molécula mais fácil para o seu corpo converter e usar como energia para que ela seja escolhida em relação a qualquer outra fonte de energia. A insulina é produzida para processar a glicose na corrente sanguínea, transportando-a ao redor do seu corpo.

Quer tornar tudo isso mais fácil? Veja como:

8 Suplementos Para Maximizar Sua Dieta Cetogênica

Como a glicose está sendo usada como energia primária, suas gorduras não são necessárias e, portanto, são armazenadas. Normalmente, em uma dieta normal, com mais carboidratos, o corpo usará a glicose como a principal forma de energia. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo é induzido em um estado conhecido como cetose.

A cetose é um processo natural que o corpo inicia para nos ajudar a sobreviver quando a ingestão de alimentos é baixa. Durante este estado, produzimos cetonas, que são produzidas a partir da degradação de gorduras no fígado.

O objetivo final de uma dieta cetogênica feita corretamente é forçar seu corpo a este estado metabólico. Não fazemos isso com a fome de calorias, mas a fome de carboidratos.

Benefícios de uma dieta cetogênica

Nossos corpos são incrivelmente adaptáveis ​​ao que você colocou nela – quando você sobrecarrega com gorduras e tira carboidratos, ele começará a queimar as cetonas como principal fonte de energia. Os níveis óptimos de cetona oferecem muitos benefícios de saúde, perda de peso, desempenho físico e mental.

Existem inúmeros benefícios que acompanham o cetônico: da perda de peso e do aumento dos níveis de energia para aplicações médicas terapêuticas. A maioria das pessoas pode se beneficiar com uma dieta rica em carboidratos e gorduras.

Perda de peso

A dieta cetogênica, essencialmente, usa sua gordura corporal como fonte de energia – então há benefícios óbvios para perda de peso. Em cetose, seus níveis de insulina (hormônio de armazenamento de gordura) caem muito, o que transforma seu corpo em uma máquina de queima de gordura.

Cientificamente, a dieta cetogênica mostrou melhores resultados em comparação com dietas com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos; Mesmo a longo prazo.

Perda de peso em cetose

Muitas pessoas incorporam Óleo de coco em sua dieta (aumenta a produção de cetona e a perda de gordura) tomando café pela manhã.

Controle o açúcar no sangue

A Cetose naturalmente diminui os níveis de açúcar no sangue devido ao tipo de alimentos que você come. Estudos até mostram que a dieta cetogênica é uma maneira mais efetiva de administrar e prevenir diabetes em comparação com dietas com baixas calorias.

Se você é pré-diabético ou tem diabetes tipo II, você deve considerar seriamente uma dieta cetogênica. Muitas pessoas que tiveram sucesso com seu controle de açúcar no sangue em cetose. Controle o açúcar no sangue com a cetose

Foco mental

Muitas pessoas usam a dieta cetogênica especificamente para o aumento do desempenho mental.

As cetonas são uma ótima fonte de combustível para o cérebro. Quando você reduz a ingestão de carboidratos, você evita grandes picos de açúcar no sangue. Juntos, isso pode resultar em foco e concentração aprimorados.

Estudos mostram que um aumento na ingestão de ácidos graxos pode ter impactos na função do nosso cérebro.

Energia aumentada e fome normalizada

Ao dar ao seu corpo uma fonte de energia melhor e mais confiável, você se sentirá mais energizado durante o dia. As gorduras são a molécula mais eficaz para queimar como combustível.

Além disso, a gordura é naturalmente mais satisfatória e acaba deixando-nos em um estado saciado (“cheio”) por mais tempo. Baixo teor de carboidratos e aumento de energia são ótimos benefícios que você irá obter com uma dieta cetogênica.

Epilepsia

A dieta cetogênica tem sido usada desde o início dos anos 1900 para tratar com epilepsia com sucesso. Ainda é uma das terapias mais amplamente utilizadas para crianças que têm epilepsia descontrolada hoje.

Um dos principais benefícios da dieta cetogênica em relação à epilepsia é que ela permite que menos medicamentos sejam usados ​​enquanto ainda oferece um excelente controle dos fatores que podem causar a epilepsia.

Nos últimos anos, os estudos também mostraram resultados significativos em adultos tratados com cetose para melhorar os sintomas da epilepsia.

Colesterol e pressão arterial

Uma dieta cetogênica realizada mostrou melhorar os níveis de triglicerídeos e os níveis de colesterol mais associados à acumulação arterial. Mais especificamente, as dietas com baixo teor de gordura e carboidratos mostram um aumento dramático no HDL e diminuição da concentração de partículas de LDL em comparação com dietas com baixo teor de gordura.

Muitos estudos sobre dietas com baixo teor de carboidratos mostram uma melhora na pressão arterial em relação a outras dietas. Alguns problemas de pressão arterial estão associados ao excesso de peso, o que é um bônus, pois a cetose tende a resultar na perda de peso.

Resistência à insulina

A resistência à insulina pode levar à diabetes tipo II se não for administrada. Uma quantidade abundante de pesquisas mostra que uma dieta baixa em carboidratos e cetogênicos pode ajudar as pessoas a diminuir seus níveis de insulina para faixas saudáveis.

Mesmo se você é atlético e se exercita regularmente, você pode se beneficiar da otimização de insulina em cetose através da ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3.

Acne

É comum experimentar melhorias na sua pele quando você muda para uma dieta cetogênica.

Um estudo realizado comprovou que realmente houve uma queda nas lesões e inflamação da pele ao mudar para uma dieta baixa em carboidratos. Outro estudo que mostra uma conexão provável entre o alto teor de carboidratos e o aumento da acne, portanto é certo que a cetose possa ajudar nesses casos.

Para a acne em geral, pode ser benéfico reduzir a ingestão de produtos lácteos e seguir um regime rigoroso de limpeza da pele.

O que comer na dieta cetogênica?

Para iniciar uma dieta cetogênica você vai ter planejar com antecedência como ela será. Isso significa ter um plano de dieta viável pronto para ser seguido da forma correta. O que você come depende de quão rápido você quer entrar em um estado cetogênico. Quanto mais restritivo você estiver em seus carboidratos (menos de 15g por dia), mais rápido você entrará em cetose.

Se você quer manter seus carboidratos limitados, provenientes principalmente de vegetais, nozes e produtos lácteos, não coma nenhum carboidrato refinado, como trigo (pão, macarrão, cereais), amido (batatas, feijão, legumes) ou frutas. As pequenas exceções a isso são abacates, frutas de estrela e bagas que podem ser consumidas com moderação.

Não coma durante a dieta cetogênica

  • Grãos – trigo, milho, arroz, cereais, etc.
  • Açúcar – mel, agave, xarope de bordo, etc.
  • Frutas – maçãs, bananas, laranjas, etc.
  • Tubérculos – batata, inhame, etc.

Coma durante a dieta cetogênica

  • Carnes – peixe, carne, cordeiro, aves, ovos, etc.
  • Verdura frondosa – espinafre, couve, etc.
  • Vegetais acima do solo – brócolis, couve-flor, etc.
  • Lácteos de alta qualidade – queijos duros, creme rico em gordura, manteiga, etc.
  • Nozes e sementes – macadâmias, nozes, sementes de girassol, etc.
  • Abacate e bagas – framboesas, amoras e outras frutas baixas com baixo índice glicêmico
  • Adoçantes – stevia, eritritol, monge e outros edulcorantes com baixo teor de carboidratos
  • Outras gorduras – óleo de coco, molho de salada rico em gordura, gorduras saturadas, etc.

Tente lembrar que a dieta cetogênica é rica em gordura, moderada em proteína e muito baixo em carboidratos. Sua ingestão de nutrientes deve ser cerca de 70% de gorduras, 25% de proteína e 5% de carboidratos.

Normalmente, qualquer quantidade entre 20 e 30 gramas de carboidratos líquidos é recomendado para a dieta diária – mas quanto menor você mantiver a ingestão de carboidratos e os níveis de glicose, melhores serão os resultados gerais em seu corpo. Se você está fazendo a dieta cetogênica para perda de peso, é uma boa idéia manter o controle de seus carboidratos totais e carboidratos líquidos.

As proteínas devem sempre ser consumidas conforme necessário com enchimento de gordura no restante das calorias do seu dia.

Você pode estar perguntando: “O que é um carboidrato líquido?” É realmente simples! Os carboidratos líquidos são seus carboidratos dietéticos totais, menos a fibra total. É recomendado manter carboidratos totais abaixo de 35 g e carboidratos líquidos abaixo de 25 g (idealmente abaixo de 20g).

Macros da cetose

Se você está se sentindo com fome durante todo o dia, você pode fazer lanches com nozes, sementes, queijos ou manteiga de amendoim para conter seu apetite (embora o lanche possa retardar a perda de peso a longo prazo). Às vezes, podemos confundir a vontade de lanchar com a necessidade de uma refeição. Se você estiver apressado e precisa de uma opção de comida rápida para a cetose, existem alguns disponíveis.

Como alcançar a cetose

Alcançar a cetose é um método bastante direto, mas pode parecer complicado e confuso com todas as informações que você pode ter lido em outros sites. Iremos listar de uma forma simples tudo o que você precisa fazer para alcançar a cetose, está ordenado em níveis de importância:

Limite seus carboidratos –  A maioria das pessoas tende a concentrar-se apenas nos carboidratos líquidos. Se você quer excelentes resultados, limite ambos. Tente ficar abaixo de 20 g de carboidratos líquidos e abaixo de 35g de carboidratos totais por dia.

Restringir a ingestão de proteínas – Muitas pessoas se aproximam de uma dieta Atkins e não limitam suas proteínas. Muitas proteínas podem levar a níveis mais baixos de cetose. Idealmente, para perda de peso, você deve comer entre 0,6 g e 0,8 g de proteína por massa de massa magra.

Pare de se preocupar com a gordura – A gordura é a principal fonte de energia em cetose, então, certifique-se de que está alimentando seu corpo o suficiente. Você não perde peso em cetose por fome.

Beber água – Tente beber pelo menos dois litros de água por dia. Certifique-se de que está se hidratando e mantendo consistente com a quantidade de água que você bebe. Isso não só ajuda a regular muitas funções corporais vitais, mas também ajuda a controlar os níveis de fome.

Pare de lanchar – A perda de peso tende a fazer melhor quando você tem menos picos de insulina durante o dia. Comer em ocasiões desnecessárias podem fazer que você obtenha substâncias que seu corpo não precisa e diminuir a perda de peso.

Comece um jejum – O jejum pode ser uma ótima ferramenta para aumentar os níveis de cetona consistentemente ao longo do dia.

Adicione exercícios físicos É um fato conhecido de que o exercício é saudável para sua saúde. Se você deseja aproveitar ao máximo sua dieta cetogênica, considere adicionar 20 a 30 minutos de exercícios por dia. Mesmo apenas uma pequena caminhada pode ajudar a regular a perda de peso e os níveis de açúcar no sangue.

Comece a tomar suplementos – Embora geralmente não seja necessário, o suplemento alimentar pode ajudar com uma dieta cetogênica.

Lembre-se sempre de estar vigilante e certifique-se de verificar os ingredientes nas etiquetas. Muitas vezes você encontrará carboidratos escondidos em produtos que parecem amigáveis.

Receita para dieta cetogênica 

Não existe uma receita específica para a dieta cetogênica já que ela envolve diversos fatores, porém iremos deixar uma aqui que é muito saborosa e apreciada por diversas pessoas e irá te ajudar a ter resultados em sua dieta.

Salpicão cetônico

Ingredientes:

  • vagem
  • chuchu
  • tomate(com moderação)
  • acelga
  • cebola
  • cheiro verde
  • frango desfiado (peito)
  • cubinhos de mussarela
  • ovos de codorna
  • 2 cols de requeijão (sem carboidrato da nestlé)
  • 2 cols de creme de leite light
  • refoga a vagem picadinha
  • cozinha o chuchu
  • corta tomate quadradinho
  • a acelga fininha
  • tempere a gosto.

8 Suplementos Para Maximizar Sua Dieta Cetogênica

  1. Ômega 3 (Óleo de Peixe)
  2. Sais Minerais: Sódio & Potássio
  3. Magnésio
  4. Vitamina D
  5. Proteína em Pó
  6. Creatina
  7. Óleos MCT e Óleo de Coco
  8. Cafeína & Termogênicos

A quantidade irá depender do número de pessoas que irá comer, por isso não foi inserido na receita, fique à vontade para adicionar a quantidade que desejar.

Lembre-se que com criatividade é possível fazer as receitas que você mais gosta e manter sua dieta cetogênica sempre em dia para que você consiga emagrecer muito mais.Gostou? Compartilhe!