Glicina – O que é, para que serve, como tomar, benefícios

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Glicina – O que é, para que serve, como tomar, benefícios
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A glicina é um aminoácido, um bloco de construção de proteínas. Não é considerado um "aminoácido essencial" porque o organismo pode obtê-lo a partir de outros produtos químicos. Uma dieta típica contém cerca de 2 gramas de glicina por dia. As fontes primárias são alimentos ricos em proteínas, incluindo carne, peixe, laticínios e legumes.

A glicina é usada no tratamento da esquizofrenia, acidente vascular cerebral, problemas de sono, hiperplasia prostática benigna (BPH), síndrome metabólica e alguns distúrbios metabólicos hereditários raros. Também é usado para proteger os rins dos efeitos colaterais prejudiciais de certas drogas usadas após o transplante de órgãos, bem como o fígado de efeitos nocivos do álcool. A glicina também pode ser usada para reduzir o risco de psicose. Outros usos incluem a prevenção do câncer e o aprimoramento da memória.

nquanto você pode não estar familiarizado com o termo especificamente, você usa glicina todos os dias para fortalecer seu corpo e, francamente, permitir que ele funcione corretamente. Este aminoácido é essencial para muitas funções musculares, cognitivas e metabólicas diferentes. Ele ajuda a decompor e transportar nutrientes como o glicogênio e a gordura a serem usados ​​pelas células para energia, e no processo, suporta sistemas imunológicos, digestivos e nervosos fortes.

No corpo humano, a glicina é encontrada em altas concentrações na pele, nos tecidos conjuntivos das articulações e no tecido muscular. Um dos principais aminoácidos usados ​​para formar Colágeno e gelatina, a glicina pode ser encontrada no caldo ósseo e em outras fontes de proteína. De fato, a glicina (junto com muitos outros nutrientes como prolina e arginina ) é parte do que dá ao caldo de osso “superalimento” suas incríveis habilidades de cura.

Algumas pessoas aplicam glicina diretamente na pele para tratar úlceras nas pernas e curar outras feridas.

Como funciona a glicina?

O corpo usa glicina para produzir proteínas. A glicina também está envolvida na transmissão de sinais químicos no cérebro , portanto há interesse em experimentá-la para esquizofrenia e melhorar a memória. Alguns pesquisadores acreditam que a glicina pode ter um papel na prevenção do câncer, porque parece interferir no suprimento de sangue necessário para certos tumores.

O que é a glicina?

classificado como um aminoácido “não essencial” (também chamado de condicional), a glicina pode ser produzida em pequenas quantidades pelo próprio corpo humano, mas muitas pessoas podem se beneficiar consumindo muito mais de suas dietas graças a seus numerosos papéis benéficos.

Informações Nutricionais e Fatos Sobre a Glicina:

  • A glicina é o segundo aminoácido mais difundido encontrado nas enzimas e proteínas humanas, e é por isso que tem papéis em quase todas as partes do corpo.
  • É um dos 20 aminoácidos usados ​​para produzir proteínas no corpo, que constrói o tecido que forma os órgãos, articulações e músculos. Das proteínas do corpo, concentra-se no colágeno (a proteína mais abundante em humanos e em muitos mamíferos) e também na gelatina (substância feita a partir do colágeno).
  • Alguns dos atributos mais atraentes incluem a promoção de um melhor crescimento muscular, a cura do revestimento do trato gastrointestinal e a diminuição da perda de cartilagem nas articulações e na pele.
  • Embora os alimentos ricos em proteínas (como carne e produtos lácteos) contenham alguma glicina, as melhores fontes - colágeno e gelatina - podem ser difíceis de obter. Essas proteínas não são encontradas na maioria dos cortes de carne e, em vez disso, são obtidas do consumo de partes de animais que hoje a maioria das pessoas descarta: pele, ossos, tecido conectivo, tendões e ligamentos.
  • As pessoas que estão doentes, se recuperando de uma cirurgia, tomando remédios que atrapalham certos processos metabólicos ou que estão sob muito estresse podem usar glicina extra para recuperação.

Benefícios da glicina

A glicina pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas em pessoas que sofrem de condições como úlceras, artrite, síndrome do intestino gotejante, diabetes, insuficiência renal e cardíaca , distúrbios neurocomportamentais, fadiga crônica , distúrbios do sono e até mesmo certos tipos de câncer. Os aminoácidos, como a glicina, podem ser encontrados na forma de suplementos, mas é fácil - e provavelmente ainda mais benéfico - adquiri-los a partir de fontes naturais de alimentos.

  • Úlceras nas pernas. A aplicação de creme contendo glicina e outros aminoácidos parece reduzir a dor e melhorar ligeiramente a cicatrização das úlceras nas pernas.
  • Esquizofrenia. Tomar glicina por via oral junto com medicamentos convencionais parece reduzir os sintomas negativos da esquizofrenia em algumas pessoas que não respondem ao tratamento apenas com medicamentos convencionais.
  • Tratar a forma mais comum de acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral isquêmico). Colocar glicina sob a língua pode ajudar a limitar o dano cerebral causado por um acidente vascular cerebral isquêmico quando iniciado dentro de 6 horas após o acidente vascular cerebral. Um acidente vascular cerebral isquêmico é causado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo (geralmente por um coágulo) no cérebro. As células do cérebro além da obstrução não recebem oxigênio e começam a morrer, causando danos irreversíveis.
  • Deficiência de 3-fosfoglicerato desidrogenase (3-PGDH). A deficiência de 3-PGDH é uma condição rara na qual a serina não é sintetizada adequadamente. Tomar glicina por via oral pode reduzir as convulsões em pessoas com essa condição.
  • Desempenho mental. Pesquisas iniciais mostram que tomar glicina por via oral pode melhorar a memória e o desempenho mental.
  • Acidemia isovalérica. A acidemia isovalérica é uma condição rara na qual certos aminoácidos não são processados ​​adequadamente pelo organismo. Tomar glicina por via oral, juntamente com l-carnitina pode ajudar a tratar esta condição.
  • Qualidade do sono. Tomar glicina antes de dormir por 2-4 dias parece melhorar o sono em pessoas com má qualidade do sono. Tomar glicina antes de dormir também pode reduzir a sensação de cansaço no dia seguinte após uma noite de sono encurtada. Mas isso não parece evitar o cansaço após várias noites de sono encurtadas.
  • Hipertrofia prostática benigna (BPH).
  • Prevenção do câncer.
  • Proteção do fígado.
  • ajudando a construir massa muscular magra
  • prevenir escaropenia (perda muscular, perda de massa muscular ou deterioração)
  • desempenhando um papel na produção de hormônio de crescimento humano
  • aumentando o desempenho mental e a memória
  • ajudando a prevenir derrames e convulsões
  • proteger a pele contra sinais de envelhecimento ou mutações celulares
  • proteger o colagénio nas articulações e reduzir a dor nas articulações
  • melhorando a flexibilidade e amplitude de movimento
  • estabilização do açúcar no sangue e redução do risco de diabetes tipo 2
  • melhorando a qualidade do sono
  • redução da inflamação e dos danos dos radicais livres, aumentando a produção de glutationa
  • Redução do risco de certos tipos de câncer
  • construindo o revestimento do trato gastrointestinal
  • produzindo sais biliares e enzimas digestivas
  • ajudando a reduzir reações alérgicas e auto-imunes
  • aumentando os níveis de energia e combatendo a fadiga
  • ajudando a produzir glóbulos vermelhos
  • lutando contra os efeitos do estresse e ansiedade
  • ajudando a controlar os sintomas de convulsões, esquizofrenia e transtornos mentais

Efeitos colaterais e segurança da glicina

A glicina é POSSIVELMENTE SEGURA para a maioria das pessoas quando tomada por via oral ou aplicada na pele. A maioria das pessoas não apresenta efeitos colaterais, embora tenha havido alguns relatos de efeitos colaterais gastrointestinais, como fezes moles, náuseas, vômitos e dores de estômago.
Precauções Especiais e Advertências: Gravidez e amamentação : Não se sabe o suficiente sobre o uso de glicina durante a gravidez e a amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.

Dosagem - Como tomar

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

Via oral:

  • Para esquizofrenia : A glicina tem sido utilizada em doses que variam entre 0,4-0,8 gramas / kg por dia em doses divididas. Geralmente é iniciado com 4 gramas por dia e aumenta em 4 gramas por dia até que a dose efetiva seja atingida.
  • Sob a língua :
    Para o tratamento da forma mais comum de acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral isquémico) : 1 a 2 gramas por dia iniciado dentro de 6 horas após o início do AVC ter sido utilizado.

Aplicado a pele:

Para úlceras de perna : Foi utilizado um creme contendo 10 mg de glicina, 2 mg de L-cisteína e 1 mg de DL-treonina por grama de creme. O creme foi aplicado em cada ferida de limpeza e troca de curativos uma vez ao dia, a cada dois dias ou duas vezes ao dia.


A glicina é um aminoácido condicional / não essencial encontrado no caldo de ossos, carne, aves, ovos, laticínios e certos feijões e vegetais.
Ajuda a formar colágeno e gelatina, substâncias importantes para a construção de tecido conjuntivo por todo o corpo.
A glicina é benéfica tanto na forma de alimentos como de suplementos para pessoas com dor nas articulações, distúrbios digestivos (como IBS, DII ou sensibilidade alimentar), fadiga, dificuldade para dormir, ansiedade e baixa imunidade.
Não há quantidade diária recomendada de glicina ou limite superior, e estudos descobriram que ela pode ser usada com segurança em altas doses de até 15 a 60 gramas diariamente, quando necessário. No entanto, as estimativas mostram que a maioria das pessoas que consomem uma dieta padrão ocidental consomem diariamente apenas cerca de dois gramas de glicina, provavelmente porque as fontes concentradas, como tendões de animais, peles e ossos, são muitas vezes descartadas.

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