Glutamina, Como Tomar?

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glutamina, Como Tomar?
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A maneira como tomar glutamina pode contribuir bastante para o ganho de massa muscular. Para tal, é necessário observar a quantidade e os horários mais adequados para que os resultados sejam alcançados rapidamente e de forma duradoura. Por que tomar glutamina?

Uma das principais funções da glutamina é servir como fonte de energia para as células do sistema imunológico.

Ao abastecer essas células de extrema importância, o sistema imunológico fica blindado contra os principais vírus e bactérias.

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Dessa maneira, o indivíduo que a consome com certa regularidade dificilmente fica doente.

Por esse motivo, a glutamina não é só indicada para os atletas que querem ganhar massa muscular, mas também por todas as pessoas que precisam recuperar seu estado geral de saúde, especialmente depois de passar por longas cirurgias ou períodos longos em que ficaram doentes.

A glutamina, principalmente quando combinada com os aminoácidos essenciais do bcaa, é altamente recomendada para os atletas que realizam treinos pesados e intensos.

Juntos, esses aminoácidos são metabolizados no interior dos músculos, promovendo a regeneração rápida e total das microlesões das fibras musculares que ocorrem naturalmente durante esses tipos de treinos.

Quando essa recuperação é feita de maneira adequada, a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume muscular, acontece com maior rapidez.

Ela contribui, ainda, para evitar que o overtraining, termo em inglês que significa excesso prejudicial de treino, ocorra e, com ele, seus efeitos degradantes como o catabolismo muscular.

Antes de tomar a glutamina

A glutamina é o aminoácido mais abundante no organismo humano. Mesmo assim, nos casos em que ela é indicada, como os citados acima, a suplementação é necessária e contribui para reestabelecer a harmonia do organismo humano.

Entretanto, antes de iniciar qualquer suplementação, dieta ou treino, o ideal é passar em consulta com um médico ou nutricionista para verificar a real necessidade de tal suplementação.

Somente um profissional especializado é capaz de indicar a quantidade adequada para cada caso, bem como determinar os melhores horários para que a ela (ou outros suplementos) seja ingerida.

Lembre-se que fazer uma suplementação sem a orientação adequada pode acabar surtindo resultados contrários aos desejados. Fique atento.

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Esta fonte de energia é comercializada em cápsulas ou em pó. Este último é insípido, ou seja, não tem gosto e, portanto, suas doses diárias podem ser misturadas à água ou sucos naturalmente.

Esse suplemento também está presente na composição de vários outros, por exemplo, em Whey Protein. Portanto, se você já faz suplementação com Whey Protein ou BCAA, verifique a fórmula desses produtos para verificar a existência e a quantidade de glutamina existente nela.

Em linhas gerais, é indicada para ser consumida após o treino e ante de dormir para garantir que o organismo fique abastecido durante o período de sono e, assim, não entre em catabolismo muscular.

No caso de atletas, a quantidade diária indicada de glutamina é de até 10 gramas, divididas em duas vezes de 5 gramas.

Nos casos de uso em pacientes convalescentes, as doses diárias e horários devem ser orientadas por um médico e seguidas rigorosamente.

Não há relatos de efeitos colaterais do uso dela, porém, como mencionado, não inicie uma suplementação sem a orientação de um especialista.

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