A importância da proteína da clara do ovo na musculação

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A importância da proteína da clara do ovo na musculação
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A Albumina está presente na proteína da clara do ovo, também presente na clara em pó, clara de ovo pasteurizada e em tudo que envolver ovo. A Abulmina ainda é muito banalizada e sua eficácia sempre é colocada em dúvida, mas a proteína da clara do ovo possui aspectos ímpares, tanto em efetividade, quanto no custo benefício.

Diferente de muitos mitos e preconceitos, a albumina é uma verdadeira fonte de proteínas, sendo excelente.

Proteína da clara do ovo

A proteína da clara do ovo é uma proteína de alto valor biológico, demonstrando que ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo. Por ser uma proteína de origem animal, ela ainda conta com significativas quantidades de bcaas, grandes aminoácidos que possuem relação com a musculação por conta de seu caráter energético e por possuir a capacidade de estimular a síntese proteica, além também da secreção de insulina contribuindo para o anabolismo e o anti-catabolismo muscular. A proteína da clara do ovo é rica em outros diversos aminoácidos de alta importância no corpo, como a L-glutamina, por exemplo, que está relacionada ao sistema imunológico e também com a redução da fadiga muscular etc.

Dentre todas as vitaminas presentes na clara do ovo, que não são muitas, a que mais possui destaque é a Albumina Naturovos, conhecida por vitamina b2. O que muitos não sabem é que 100g de clara de ovo são capazes de fornecer 28% das necessidades diárias de vitamina b2. A vitamina b2 participa do metabolismo energético, sendo de maior importância para saúde dos olhos, pele, cabelos e boca. Quando ocorre a deficiência dessa vitamina no corpo, ocorrem ulcerações bocais, inflamações gengivais e outros sintomas além de prejudicar o metabolismo energético.

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Os minerais presentes na clara de ovo são ódio e selênio. O selênio oferece em 100g de clara de ovo, cerca de 29% das necessidades diárias recomendadas.

A ingestão é fácil por conta da estrutura frágil, e a clara de ovo possui uma grande recomendação para pessoas que têm desconfortos ou outros problemas no trato gastrointestinal ao se alimentarem com fontes mais pesadas de proteínas, como carnes, por exemplo.

Com uma nutrição ímpar, a clara de ovo é uma excelente opção e barata para um bom fornecimento proteico, para praticantes de musculação e diversas outra modalidades, sendo um grande aliado na recuperação muscular, até mesmo para os inativos na prática de esportes.

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Como utilizar a clara de ovo?

A clara de ovo é versátil e de fácil preparo, podendo ser consumida pura e até mesmo com receitas doces e salgadas.

Quando é consumida sozinha, existem as seguintes opções:

  • Cozida;
  • Pochê;
  • Grelhada;

Não consuma a clara de ovo crua, pois o consumo acarretará prejuízos à saúde, como a salmonelose, por exemplo. Ela também possui fatores antinutricionais quando está crua, reduzindo sua eficácia e a absorção de outras vitaminas e proteínas. Já quando a clara de ovo é cozida ou grelhada, ela deverá passar por um cozimento onde sua gema chega em pelo menos 74-76ºC.

As claras de ovo podem ser consumidas a qualquer momento, sem qualquer tipo de regra. A clara de ovo pode ser consumida na primeira refeição, já que combina com alimentos doces, ou também antes de dormir por ser de fácil digestão. Antes do treino também para facilitar a digestão, e apesar de não ser a mais interessante de se consumir imediatamente após o treino, ela pode ser interessante como uma refeição sólida após o treino, quando proteínas de fácil digestão podem ser propostas.

Benefícios da proteína da clara do ovo e quantidade de consumo

Por mais que a clara de ovo seja rica em inúmeras proteínas, existem diversos outros compostos benéficos ao corpo. A carga de aminoácidos e vitaminas que a clara possui é de extrema importância para o organismo.

A quantidade a ser ingerida depende de cálculo, para então chegar a quantidade de proteínas que poderá ser consumida ao longo do dia.

E se a pessoa não gostar de comer ovo ou não gostar apenas da clara do ovo?

Para pessoas que possuam dificuldade em comer ovos ou grandes quantidades de ovos, a melhor opção é a Albumina, já citada anteriormente. A base da albumina é a clara de ovo, ou seja, ela contém todos os benefícios já citados aqui, porém de uma forma concentrada. A albumina costuma conter em cada colher de sopa (14g), 11g de proteína de alto valor biológico, ou seja, o equivalente a 3 claras de ovo são consumidas. Com o alto valor em uma caixa de ovos atualmente, a albumina acaba sendo também uma opção econômica.

Para consumir alimentos como ovos, até mesmo a suplementação de albumina, em grande quantidade, é necessário que a pessoa que irá ingerir não seja sedentária. O sedentarismo causa o colesterol ruim no organismo, e quando não se pratica exercícios regularmente, qualquer tipo de alimento consumido, seja esse consumo em pequena ou grande quantidade, acaba afetando a saúde. A prática regular de exercício é tão necessária quanto a hidratação e a alimentação, por esse motivo, o consumo de determinados alimentos devem ser sempre contrabalanceados com uma grande quantidade de exercícios, além também de uma boa alimentação rica em frutas, verduras e cereais, e muita hidratação.

Lembre-se da importância de consultar um médico e nutricionista, esse acompanhamento será o diferencial em sua alimentação e na prática dos exercícios. O nutricionista irá introduzir em sua dieta a melhor opção, sendo ovo ou albumina, além de alimentos que serão capazes de enriquecer seu treino com proteínas que ajudarão a alcançar seus objetivos com seus músculos.

Informações nutricionais da clara (ovo de galinha) cozida por 10 minutos (100g):

  • Energia (Kcal) – 59
  • Proteína (g) – 13,4
  • Gordura total (g) – 0,1
  • cálcio (mg) – 6
  • Fósforo (mg) – 15
  • Potássio (mg) – 146
  • Sódio (mg) – 181
  • Colesterol (mg) – NA

Direta ou indiretamente fazendo parte da dieta em diversos lugares do mundo, a clara de ovo é uma excelente opção de consumo proteico, capaz de promover excelentes resultados em aspectos relacionados à saúde e ao desempenho físico.

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