A importância dos Ácidos Graxos Essenciais

Os ácidos graxos poliinsaturados da série n-3, conhecidos como ômega 3, têm ganhado muita atenção conforme mais pessoas conhecem os benefícios fornecidos por eles. Por esse motivo, eles têm sido considerados ácidos graxos essenciais.

O que são Ácidos Graxos?

O ômega 3 na verdade, é um tipo de gordura poli-insaturada essencial para uma vida saudável. Ele se divide em ácido alfa linolênico (ALA), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA). O EPA e o DHA, que são os ácidos graxos essenciais possuem inúmeros benefícios, e eles ajudam a manter o cérebro, o coração e o sistema imunológico saudáveis. Eles melhoram os vasos sanguíneos e a pressão sanguínea, reduzem os triglicerídeos, que são um tipo de gordura encontrados no sangue, reduzem a inflamação das juntas e dores em outras partes do corpo. Melhoram o metabolismo e aumentam a queima de gordura durante o treino físico.

Existe ainda uma forte evidência que o DHA e o EPA podem reduzir o risco do desenvolvimento de demência e Alzheimer ajudando no tratamento do transtorno do déficit de atenção e também na depressão, além também de prevenir a degeneração macular relacionada ao envelhecimento, que é uma doença que acomete os olhos.

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A importância dos Ácidos Graxos Essenciais

O ALA também possui diversos benefícios que não são tão bem documentados quanto os benefícios do DHA e do EPA. Existem evidências que o ALA melhora a saúde do coração, reduz a inflamação do corpo, porém muitos estudos e pesquisas são necessários para determinar quais são os outros benefícios em potencial que o ALA pode fornecer. Da mesma maneira que o corpo converte parcialmente ALA em DHA e EPA, ainda não se sabe se o ALA possui benefícios substanciais de saúde, ou se deve ser convertido nos ácidos graxos essenciais DHA e EPA para produzir a maior parte de seus benefícios à saúde. Existe também a questão de o quão eficaz é a conversão do ALA em DHA e EPA, já que o processo de conversão é altamente afetado por fatores como: idade, gênero e dieta.

Benefícios dos Ácidos Graxos

As melhores fontes de DHA e EPA são peixes como: salmão, sardinhas e óleo de peixe. As melhores fontes de ALA são: semente de linhaça, óleo de linhaça, nozes, soja e óleo de soja.

Muitas pessoas possuem deficiência de ácidos graxos essenciais ômega 3 sem perceber, já que os sintomas são comumente atribuídos a outras condições de saúde ou deficiências de nutrientes. Sintomas de deficiência de ômega 3 incluem doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, cansaço, resfriados frequentes, falta de concentração, alteração de humor, depressão, dores nas juntas, pele seca e unhas e cabelos quebradiços. Por esse motivo, essas pessoas recorrem aos suplementos de óleo de peixe para suprir as necessidades de DHA e EPA como uma alternativa ao consumo de peixe. Isso acontece também por causa do risco do peixe estar contaminado por mercúrio, PCBs e outras demais toxinas ambientais.

Não há como ter certeza de que o peixe que você come contém DHA e/ou EPA suficiente para garantir máximos benefícios de saúde. Os suplementos de óleo de peixe de alta qualidade não contém substâncias contaminadas e possuem alta concentração de DHA e EPA.

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