Imunidade baixa, como aumentar a imunidade?

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Imunidade baixa, como aumentar a imunidade?
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Imunidade baixa, como aumentar a imunidade? Existem inúmeras formas de aumentar sua imunidade, com comidas, sucos, remédios e suplementos, veja agora no artigo cada um deles para você usar agora e melhorar seu sistema imunológico.

Baixa imunidade

O sistema imunológico é a rede de células e órgãos do corpo, especialmente desenvolvido para combater infecções. As fraquezas no sistema imunológico podem ser congênitas, o que significa que alguém nasceu com elas, ou adquirido, causado por fatores externos. Uma pessoa com imunidade diminuída está em maior risco de infecções e doenças.

Imunidade baixa Congênitas

O sistema imunológico é muito complexo e contém vários tipos de células e proteínas que funcionam para combater as infecções e manter o corpo saudável. Um defeito ou mutação em qualquer um desses componentes pode levar a uma imunodeficiência congênita, também referida como imunodeficiência primária. O defeito mais comum é a deficiência de IgA, que pode acontecer com a frequência de 1 em 333 pessoas, e muitas vezes é assintomática; No entanto, os pacientes também podem sofrer infecções freqüentes do seio, do trato urinário e intestinal.

O outro extremo da imunodeficiência primária é a imunodeficiência combinada grave, ou SCID, que afeta 1 em 50.000 pessoas. Nesta condição, há um problema com o corpo gerando células T, e as células T maduras não se desenvolvem. Isso leva a graves infecções que ameaçam a vida, especialmente de vírus e fungos. Os bebês nascidos com SCID requerem um transplante de medula óssea para sobrevivência. Foram descritas centenas de outras imunodeficiências primárias que se enquadram entre esses dois em termos de gravidade clínica, e muitos outros ainda não foram descobertos.

Imunidade baixa devido a Vírus

O vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, foi caracterizado no início dos anos 80. O HIV é um vírus que infecta as células humanas T helper e leva a uma incapacidade de combater vírus e certos parasitas. A partir de 2006, uma em cada 5000 pessoas nos EUA estava infectada com o vírus, enquanto em alguns países africanos a prevalência era de aproximadamente uma em cada cinco pessoas. O tratamento para o HIV é a terapia de combinação com terapia anti-retroviral altamente ativa, ou HAART, que tipicamente inclui três medicamentos diferentes. Este regime de drogas melhorou muito a sobrevivência a longo prazo para pacientes com HIV e retarda a progressão para AIDS, síndrome de imunodeficiência adquirida. Outro vírus que pode causar imunodeficiência adquirida grave é o vírus linfotrópico T humano, ou HTLV, que é mais comum no Japão e em outras partes da Ásia. Outros vírus, como o vírus Epstein-Barr, que causam mononucleose e citomegalovírus podem interferir com a imunidade normal do organismo, mas o impacto normalmente não é tão grave.

Imunidade baixa a uma nutrição ruim

A deficiência em certas vitaminas e minerais pode levar à diminuição da função do sistema imunológico. As vitaminas A, E e C, juntamente com zinco, cobre, ferro e selênio, mostraram ser importantes tanto para neutrófilos, células T, quanto para a função de anticorpos. As pessoas com uma dieta mal equilibrada e aqueles com doenças intestinais causando diminuição da absorção de nutrientes estão em risco.

Imunidade baixa devida a Outras Doenças

As mulheres afetadas pela síndrome de Turner podem ter baixos níveis de anticorpos, má função das células T e problemas com a morte de bactérias mediadas por neutrófilos. A síndrome de Down pode causar problemas semelhantes. As pessoas que sofrem de doença falciforme invariavelmente perdem a função do seu baço ao longo do tempo, e isso os coloca em risco de pneumonia estreptocócica e infecções ósseas por salmonela. Os pacientes com fibrose cística têm dificuldade em limpar mucosas de seus pulmões, levando a um alto risco de pneumonia, especialmente com organismos de Pseudomonas.

Outros fatores que causam baixa imunidade

O estresse demonstrou modular a função das moléculas de sinalização imunológica, mas esse efeito varia muito de uma pessoa para a outra. O envelhecimento também parece ter um impacto negativo na imunidade. A exposição a condições ambientais extremas, como o vôo espacial, altitudes elevadas e radiações ionizantes, podem prejudicar a capacidade normal do corpo de combater as infecções também.

Vitamina para aumentar a imunidade

A vitamina c é um dos maiores impulsionadores do sistema imunológico de todos. Na verdade, a falta de vitamina c pode até fazer você mais propenso a ficar doente. Os alimentos ricos em vitamina c incluem laranjas, tangerinas, morangos, pimentões, espinafre, couve e brócolis. A ingestão diária de vitamina c é essencial para uma boa saúde porque seu corpo não a produz ou armazena. A boa notícia é que a vitamina c está em muitos alimentos que a maioria das pessoas não precisa tomar um suplemento de vitamina c, a menos que um médico aconselhe.

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A vitamina B6 é vital para apoiar reações bioquímicas no sistema imunológico. Os alimentos ricos em vitamina B6 incluem peixes de frango e água fria, como salmão e atum. A vitamina B6 também é encontrada em vegetais verdes e em ervilhas, que é o principal ingrediente em hummus.

A vitamina e é um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a combater a infecção. Os alimentos ricos em vitamina e incluem nozes, sementes e espinafres.

Alimentos que aumentam a imunidade

1. Alimentos ricos em ferro

O ferro é um mineral que desempenha um papel importante na função imune. Uma dieta contendo muito pouco ferro pode contribuir para a anemia e enfraquecer o sistema imunológico.

É por isso que é importante otimizar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carne, aves, peixe, marisco, legumes, nozes, sementes, vegetais crucíferos e frutos secos.

Você também pode melhorar sua absorção de ferro de alimentos usando potes e panelas de ferro fundido para cozinhar e evitando chá ou café com as refeições.

Combinar alimentos ricos em ferro com uma fonte de vitamina c pode ajudar a aumentar sua absorção ainda mais.

Dito isto, é importante lembrar que os níveis excessivamente elevados de ferro no sangue podem ser prejudiciais e podem realmente suprimir o sistema imunológico. Portanto, é melhor usar suplementos de ferro somente se você tiver uma deficiência de ferro ou no conselho de um médico.

Os níveis ideais de ferro no sangue ajudam a melhorar a sua função imunológica. Portanto, é vantajoso incluir alimentos ricos em ferro em sua dieta.

2. Alimentos ricos em probióticos

Os alimentos que são ricos em probióticos são pensados ​​para ajudar a melhorar sua função imune.

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem em seu intestino e ajudam a estimular seu sistema imunológico.

Avaliações recentes mostram que os probióticos podem reduzir o risco de desenvolver infecções do tracto respiratório superior em até 42%.

Eles também ajudam a manter a saúde do forro do intestino, o que pode ajudar a evitar que as substâncias indesejadas "escorrem" no corpo e provocando uma resposta imune.

Estudos também mostram que, quando as pessoas ficam doentes, aqueles que consomem regularmente probióticos são até 33% menos propensos a precisar de antibióticos. Em certos casos, os probióticos com consumo regular também podem levar a uma recuperação mais rápida da doença.

A maioria dos estudos sobre o tema forneceu aos participantes suplementos probióticos. No entanto, também é possível aumentar sua ingestão fazendo com que os alimentos probióticos sejam uma parte regular da sua dieta.

Grandes fontes de probióticos incluem chucrute, picles naturalmente fermentados, iogurte, kefir, leitelho, kimchi, tempeh, miso, natto e kombucha.

Os probióticos podem ajudar a fortalecer seu sistema imunológico. Isso pode reduzir a probabilidade e gravidade de seus sintomas e ajudá-lo a recuperar mais rápido quando você adoecer.

3. Cítricos

Frutas como laranjas e tangerinas são ricas em vitamina c, um reforço de imunidade bem conhecido.

A vitamina c é reconhecida por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Também ajuda a manter a integridade da sua pele, que atua como uma barreira protetora contra a infecção.

Além disso, a vitamina c atua como um antioxidante, ajudando a proteger suas células imunes contra compostos prejudiciais formados em resposta a infecções virais ou bacterianas..

Portanto, obter bastante vitamina c é uma ótima maneira de fortalecer seu sistema imunológico e pode reduzir sua probabilidade de infecção.

Alguns estudos também relatam que aumentar sua ingestão de vitamina c durante o resfriado comum pode ajudá-lo a melhorar melhor.

Dito isto, pode ser mais vantajoso aumentar sua ingestão de alimentos vegetais em vez de suplementos, uma vez que as plantas contêm outros compostos benéficos que os suplementos não podem.

Outros alimentos ricos em vitamina c incluem pimentões, goiabas, folhas de folhas verdes, brócolis, bagas, tomates, papaia e ervilhas instantâneas.

Os cítricos e outros alimentos ricos em vitamina c podem ajudar a aumentar o seu sistema imunológico. Isso provavelmente diminui o risco de infecção e pode até acelerar sua recuperação.

4. Gengibre

O gengibre é rico em gingerol, uma substância bioativa que se pensa para ajudar a diminuir o risco de infecções.

De fato, o gengibre possui propriedades antimicrobianas que podem inibir o crescimento de vários tipos de bactérias, incluindo E. coli, Candida e Salmonella.

Estudos sobre células humanas mostram que o gengibre fresco também pode ajudar a combater o vírus sincicial respiratório humano (HRSV), um vírus responsável por muitas infecções respiratórias. No entanto, são necessários mais estudos em seres humanos para suportar este efeito protetor.

Os efeitos do gengibre podem ser especialmente potentes se os compostos de gengibre já estiverem presentes em seu corpo antes da ocorrência da infecção.

Finalmente, o gengibre também tem efeitos anti-náuseas, o que pode ajudar a diminuir os sintomas de náusea quando você tem gripe.

Adicione uma pitada de gengibre fresco ou seco aos pratos ou shakes. Você também pode saborear uma infusão de gengibre fresca ou usar gengibre em conserva como um limpador de palato rico em probiótico entre os pratos.

Fazer do gengibre uma parte regular da sua dieta pode ajudar a diminuir o risco de infecção e reduzir os sintomas de náuseas quando está doente.

Muitos métodos hoje em dia estão disponíveis para que você possa conseguir aumentar sua imunidade, os mais comuns são suplementos e alimentos saudáveis.

Sintomas de imunidade baixa

1. Fadiga

É muito verdade que a fadiga pode ter muitas causas. Mas quando eles são contínuos, quando você acorda pela manhã por exemplo e sente-se exausto, quando você acaba cansado das coisas mais pequenas, quando a diferença de temperatura faz com que você fique deprimido ou náuseas etc. São todos os sintomas de se ter uma imunidade baixa.

2. Infecções frequentes

Infecções do trato urinário, problemas de estômago, inflamação e gengivas vermelhas, experimentar diarréia, muitas vezes são exemplos de que seu sistema imunológico não está manipulando os agentes externos que vêm em seu corpo, como deveria. Não está produzindo a resposta adequada e não pode defendê-lo contra certos vírus ou bactérias.

3. Gripe, resfriados, dor de garganta

Quantos resfriados você costuma pegar? Um a cada mês? Sua garganta sempre dói? Você pega de repente a gripe? Você deve consultar seu médico para que eles possam fazer um teste em seus níveis de glóbulos brancos. Seu sistema imunológico pode não se defender como deveria.

4. Alergias

Algumas pessoas experimentam reações alérgicas com mais freqüência do que outras. Eles não podem responder a certos agentes de pólen, poeira e meio ambiente que afetam sua pele ou muco e que imediatamente afetam a saúde. Se esse for o caso para você, é possível que você tenha um sistema imunológico fraco.

Como aumentar a imunidade rapidamente

A forma mais rápida de se aumentar sua imunidade é através de suplementos.

Veja alguns remédios para aumentar a imunidade:

1 - Suplementos de óleo de peixe

Os suplementos de Óleo de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau, são conhecidos por suas propriedades de saúde, especialmente em termos de imunidade. Os suplementos de Óleo de peixe contêm compostos que foram provados para aumentar significativamente o sistema imunológico humano em uma variedade de maneiras diferentes.

Muitos desses compostos são sugeridos para ajudar a combater a inflamação e as doenças cardiovasculares, ajudando assim a fortalecer o sistema cardiovascular.

Após o exercício, como o exercício é realmente um estressor, nossos sistemas imunológicos podem realmente se tornarem suprimidos, pois o estresse é muito prejudicial à função imune. No entanto, estudos descobriram que, após o esforço físico, o Óleo de peixe pode melhorar significativamente a saúde e a função imunológica, o que significa que, em termos de uso de Óleo de peixe para o sistema imunológico, um bom momento para consumir poderia estar seguindo um treino.

No entanto, os suplementos de Óleo de peixe também fornecem inúmeros outros benefícios para o corpo humano, assim como as pessoas podem optar por consumi-los em diferentes momentos do dia em vez disso.

2 - Vitamina D

A Vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, também conhecida como a Vitamina Do "sol", em grande parte pelo fato de que, quando exposto aos raios UV do sol, o corpo humano é capaz de sintetizar naturalmente.

Estudos sugeriram que quantidades mais elevadas do que a média da Vitamina D do sangue podem reduzir substancialmente a probabilidade de uma pessoa sofrer de doença e / ou doença.

A Vitamina D não só ajuda a estimular o sistema imunológico, mas também ajuda a ajudar a absorção de cálcio, ajudando os ossos a absorver cálcio, tornando-o útil para as pessoas que buscam fortalecer seus ossos.

Deve-se notar que, como a Vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, idealmente deve ser consumida com um suplemento de ácido gordo rico em ômega 3, como suplementos de Óleo de peixe que examinamos anteriormente.

3 - Probióticos

Os probióticos às vezes são chamados de "bactérias amigáveis" que habitam o trato digestivo humano, principalmente o intestino. Dentro do seu aparelho digestivo há literalmente milhões e milhões de bactérias diferentes; alguns bons e alguns maus.

As boas bactérias têm desempenhado um papel vital na saúde e função imunológica, pois podem ajudar com as produções de células T, que são células responsáveis ​​pela luta contra bactérias nocivas, toxinas e radicais livres de dentro.

Até 70% do sistema imunológico é realmente controlado através do que acontece dentro do intestino, por isso, se seu intestino não é saudável, você mesmo não será mais saudável.

As células T, são nossos glóbulos brancos, e basicamente agem como soldados dentro do corpo, ajudando a nos proteger contra doenças e doenças. Quanto mais glóbulos brancos temos, e quanto mais saudáveis ​​são, mais forte é o nosso sistema imunológico.

Além disso, os probióticos também podem melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, o que pode fortalecer novamente o sistema imunológico, pois nos permitirá absorver nutrientes mais benéficos de alimentos e suplementos que consumimos.

Remédios populares para aumentar a imunidade

Vitamina C

A vitamina c é indiscutivelmente a vitamina mais impressionante quando se trata de impulsionar o sistema imunológico, razão pela qual os médicos recomendam aumentar nossos consumos de vitamina c durante as estações de gripe e gripe.

A vitamina c é bem conhecida como um suplemento para o fortalecimento do sistema imunológico, pois tem propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar o corpo de radicais livres.

Além disso, pode ligar-se a materiais tóxicos de dentro, impedindo-os de interferir com processos internos naturais realizados pelo organismo.

Multivitamínicos

Na verdade, todas as vitaminas são saudáveis ​​e benéficas para o corpo humano e, ao consumir uma multivitamina a cada dia, você está assegurando que esteja consumindo os mesmos nutrientes que o corpo necessita.

As multivitaminas, como o nome sugere, são suplementos que são constituídos por uma série de vitaminas benéficas, incluindo vitaminas: A, B, C, D e E. Também são muitas vezes fortificadas com minerais adicionados, como zinco, ferro e magnésio , que também são muito importantes para a saúde e a função imunológica.

Basta consumir 1 suplemento multivitamínico por dia, de preferência com uma fonte de alimento integral e uma fonte de gordura saudável, e você está bem no seu caminho para receber seu RDI de vitaminas e outros micronutrientes.

Suco para aumentar a imunidade

Diversos sucos para aumentar a imunidade são disponíveis, iremos mostrar agora os melhores deles:

1. Maçã, cenoura e laranja

Cenouras, maçãs e laranja são uma combinação vencedora para ajudar seu corpo a se proteger e combater as infecções. A acidez da maçã verde realmente corta a doçura das cenouras e das laranjas.

Nutrientes notáveis

  • vitaminas A, B-6 e C;
  • potássio;
  • ácido fólico.

2. Laranja e toranja

A vitamina c possui propriedades antioxidantes e outras que protegem suas células de substâncias que danificam o corpo. Uma deficiência de vitamina c pode levar a cicatrização tardia de feridas, a incapacidade de combater adequadamente infecções e a uma resposta imune prejudicada. Felizmente, esta explosão de citros por The Black Peppercorn contém mais do que o suficiente da sua ingestão diária de vitamina c.

Nutrientes notáveis

  • vitaminas A, B-6 e C;
  • ácido fólico;
  • zinco.

3. Suco de tomate caseiro

A melhor maneira de se certificar de que seu suco de tomate é fresco e sem ingredientes adicionados é fazer você sozinho. The Balance, um site sobre a vida frugal, tem uma receita maravilhosa para suco de tomate caseiro. A melhor parte? Não é necessário um juicer ou liquidificador, embora você queira esticar os pedaços através de uma peneira.

Os tomates são ricos em folato, o que ajuda a diminuir o risco de infecções.

Nutrientes notáveis

  • vitaminas A e C;
  • ferro;
  • folato.

4. Couve, tomate e aipo

Em vez de cortar o sabor da couve com frutas, esta receita usa suco de tomate e aipo, adicionando mais do que suficiente vitamina A.

Nutrientes notáveis

  • vitaminas A e C;
  • magnésio;
  • potássio;
  • ferro;
  • ácidos graxos.

5. Beterraba, cenoura, gengibre e açafrão

Este suco fortificante tem quatro vegetais de raízes que ajudarão seu sistema imunológico e diminuirão os sintomas inflamatórios. A inflamação é muitas vezes uma resposta imune às infecções. Pode causar sintomas gripais como um corrimento nasal, tosse e dores no corpo. As pessoas que sofrem de artrite reumatóide podem especialmente se beneficiar de beber esse suco, já que a açafrão e o gengibre têm efeitos anti-inflamatórios.

Nutrientes notáveis

  • vitaminas A, C e E;
  • ferro;
  • cálcio.
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Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

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