Imunidade baixa, como aumentar a imunidade?

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Imunidade baixa, como aumentar a imunidade?
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Imunidade baixa, como aumentar a imunidade? Há uma boa chance de você não saber ou não se importar com o que um imunologista faz. Isso é totalmente compreensível, porque “imunologia médica” é mais um estudo acadêmico do que uma especialidade médica. Há muito pouco que um médico possa fazer ao sistema imunológico para “impulsioná-lo”.

Mas, como médico nesse campo, examinei inúmeros estudos, trabalhei com pacientes e descobri que existem algumas coisas naturais que, acredito, ajudarão a superar seu sistema imunológico. Dê-lhes uma chance neste inverno.

Primeiro de tudo, vamos falar sobre o que o sistema imunológico realmente é em termos simples:

Seu sistema imunológico é como um grande exército altamente treinado. Seu objetivo é defender seu corpo de insultos estrangeiros do mundo ao seu redor. Como os militares, seu sistema imunológico contém muitos braços diferentes que trabalham em conjunto com um objetivo – protegê-lo de invasores prejudiciais que podem causar danos ao seu corpo.

Seu objetivo deve ser apoiar essas forças armadas fornecendo nutrição, treinamento, recuperação e apoio adequados. Sabendo como isso funciona, você pode ver porque meus passos abaixo podem ajudar:

1. Durma mais do que você já teve.

Eu estou falando 10 horas. Este é o meu segredo número um – mesmo quando você já está doente. Sério, nesta temporada, antes de sair e por produtos, pílulas, medicamentos e assim por diante – comece dando 10 horas de sono por três a cinco dias. Repita isso uma vez por mês. Dez horas (ou algo significativamente mais do que você está acostumado) é uma ótima maneira de dar às suas células um tempo extra de reparo e tempo suficiente para recarregar seu sistema imunológico. Estudos mostram claramente que a privação do sono enfraquece o sistema imunológico.

2. Proteja-se.

Se você está começando a se sentir deprimido ou doente por causa do estresse, entre na tartaruga e saia de situações estressantes por alguns dias. Isso vale para o trabalho, em casa ou estresse físico. Seu corpo está lhe dizendo que você precisa levar algum tempo para si mesmo. O mundo não vai desmoronar, e você estará mais forte e pronto para assumir mais uma vez que esteja bem. Há estudos em animais e humanos que mostram que situações estressantes podem diminuir os vários braços do sistema imunológico.

3. Coma uma dieta anti-inflamatória.

Comer uma dieta melhor não apenas ajuda seu corpo a se recuperar mais rápido – ajuda a fortalecer seu sistema imunológico, tornando-o mais resiliente e dinâmico. Especificamente, as coisas que fazem mais diferença: comer mais vegetais crucíferos, cortar os alimentos processados ​​(embora ainda não esteja claro, a essa altura, quais aditivos podem ser os culpados). Por último, mas mais importante: cortar o açúcar.

4. Coma – não compre – seus micronutrientes.

Há pouca evidência de que estourar um monte de vitaminas ou suplementos com micronutrientes ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Eu recomendo comer micronutrientes em forma de alimento inteiro, ou seja, um monte de legumes e frutas ou um suco de vegetais.

5. Nutra seu microbioma.

Boas bactérias podem ser os melhores amigos e aliados do sistema imunológico para ajudar a protegê-lo dos invasores. Eles trabalham em simbiose com o seu próprio sistema imunológico. Então, por favor, abster-se de antibióticos (boas bactérias assassinas!), A menos que seja absolutamente necessário. Coma alimentos probióticos (mas, novamente, os suplementos têm resultados mistos). Lembre-se, os probióticos não estão apenas no iogurte da cultura viva; eles também estão em kimchee, chá de kombucha e vegetais em conserva naturais.

Tome Vitamina D.

Este é o suplemento que eu realmente acho que tem boas evidências para ajudar a aumentar a imunidade. Isso é útil em pessoas com deficiência de Vitamina D, que é a maioria de nós. A Vitamina D3 em doses de 1000 UI a 5000 UI é o que eu tomo.

7. Considere os remédios à base de plantas com evidências que apóiem ​​seu uso.

Há pesquisas em andamento sobre vitamina c, aloe vera, membranas do astrágalo, equinácea, ginseng, Glycyrrhiza glabra, remédios de ervas chinesas e muitas outras misturas que prometem melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Se algum deles funcionou para você ou sua família, vá em frente, mas esteja ciente de que, embora eu desejasse que fosse tão fácil quanto comprar uma erva mágica, essa não deveria ser sua primeira linha de tratamento. Essa filosofia é apoiada pela pesquisa, que mostrou que é sábio permanecer cético em relação às ervas.

8. Exercer menos.

Como um viciado em cardio, eu odeio admitir isso, mas é verdade – quando você se exercita demais, especialmente exercícios físicos duros ou longos, você realmente enfraquece seu sistema imunológico e fica mais suscetível a infecções. Combine isso com perda de sono e dieta pobre, e seu sistema imunológico fica prejudicado. A ideia é que seu corpo conserte a inflamação em seus músculos, articulações, em outros lugares, em vez de fazer o que deveria. É por isso que descansar depois de um exercício intenso é necessário.

9. Saiba quando ir ao médico e quando ficar em casa.

Eu sei que soa contra-intuitivo, mas quando você está doente, às vezes é melhor para o seu sistema imunológico se você não visitar o médico. Por quê? Quando você vai ao médico, muitas vezes você recebe antibióticos ou remédios que podem nem ser necessários (e podem ser prejudiciais) para o seu sistema imunológico a longo prazo.

Apoiar o seu sistema imunológico, muitas vezes significa NÃO tomar as coisas para machucá-lo (como antibióticos ou remédios não comprovados) e fazer coisas naturais para apoiá-lo.

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8 maneiras de aumentar a imunidade

1. Faça uma vacinação contra a gripe

Uma vacinação anual contra a gripe pode reduzir o risco de infecção em 40 a 60% (fonte) .

Pode levar até duas semanas para que a vacina contra a gripe seja eficaz. A vacina funciona estimulando o sistema imunológico a criar anticorpos, que podem ajudar a proteger contra uma infecção.

Existem diferentes tipos de vacinas contra a gripe. Algumas vacinas estão disponíveis para pessoas de todas as faixas etárias.

Fluzone e Fluad são duas vacinas especificamente para idosos com 65 anos ou mais. Essas vacinas fornecem uma resposta mais forte do sistema imunológico à vacinação em comparação com uma vacina contra a gripe de dose padrão.

O vírus da gripe muda de ano para ano, então você precisará repetir a vacinação a cada ano. Você pode obter a vacina contra a gripe do seu médico, uma farmácia ou uma clínica de gripe em sua área.

Quando você receber uma vacina contra a gripe, pergunte ao seu médico sobre vacinas pneumocócicas para se proteger contra pneumonia e meningite.

2. Coma uma dieta saudável

Comer uma dieta saudável e rica em nutrientes é outra maneira de impulsionar o sistema imunológico para que ele possa combater os vírus. Isso inclui comer uma dieta rica em frutas e vegetais, que contêm vitaminas e antioxidantes para promover a boa saúde.

Você também deve reduzir sua ingestão de açúcar, gordura e alimentos processados ​​e escolher carnes magras. Se você sentir que não está obtendo vitaminas e nutrientes suficientes apenas da sua dieta, pergunte ao seu médico se eles recomendam tomar um suplemento multivitamínico ou de ervas.

3. Fique ativo

Atividades físicas extenuantes podem se tornar mais difíceis com a idade, mas isso não significa que você deva parar de se mover completamente. A atividade física regular pode fortalecer seu sistema imunológico e ajudar seu corpo a combater infecções e vírus.

Apontar para pelo menos 30 minutos de atividade física durante três dias por semana. Isso pode incluir caminhadas, ciclismo, ioga, natação ou outros exercícios de baixo impacto.

O exercício aumenta a circulação sanguínea e tem um efeito anti-inflamatório no corpo.

4. Abaixe seu nível de estresse

O estresse crônico pode afetar seu sistema imunológico, diminuindo sua eficácia. Quando sob estresse, o corpo aumenta a produção de cortisol. Este é um hormônio que ajuda o corpo a lidar com situações estressantes. Também limita as funções corporais que não são essenciais em uma situação de luta ou fuga.

Estresse de curto prazo não prejudica o corpo. O estresse crônico, por outro lado, reduz a resposta do sistema imunológico, tornando-o suscetível a vírus e doenças.

Para ajudar a reduzir seu nível de estresse, estabeleça limitações e não tenha medo de dizer não. Participe de atividades que você considera prazerosas e relaxantes, como ler ou fazer jardinagem.

5. Durma bastante

A privação do sono também reduz a eficácia do sistema imunológico. O sono se torna mais importante com a idade, porque também ajuda a melhorar a função cerebral, a concentração e a memória. Os adultos mais velhos que não dormem o suficiente também são suscetíveis a quedas noturnas.

Apontar para pelo menos sete e meia a nove horas de sono por noite. Para melhorar a qualidade do seu sono, certifique-se de que seu quarto esteja escuro, silencioso e fresco. Mantenha uma rotina regular de dormir e limite os cochilos diurnos a não mais do que 45 minutos. Não consuma cafeína no final do dia e não beba água e outras bebidas uma hora e meia antes de dormir.

Converse com seu médico se você tiver problemas de sono para identificar quaisquer causas subjacentes.

6. Mantenha um peso saudável

Se você está acima do peso, aumentar a atividade física e ajustar sua dieta também pode ajudá-lo a perder o excesso de peso. Isso é importante porque carregar muito peso tem um impacto negativo no sistema imunológico.

Tanto a atividade física quanto a alimentação saudável podem reduzir a inflamação e manter o sistema imunológico saudável e forte.

7. Pare de fumar

Os produtos químicos nos cigarros são conhecidos por danificar o tecido pulmonar e aumentar o risco de câncer. Mas eles também podem causar doenças respiratórias, como gripe, bronquite e pneumonia.

Para melhorar a função do sistema imunológico, tome medidas para eliminar o hábito de fumar. Use ajuda para parar de fumar, como adesivos de nicotina ou goma de nicotina. Você também pode conversar com seu médico sobre medicamentos para reduzir os desejos por cigarros.

8. Passe tempo ao ar livre

A Vitamina D também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Se o seu nível de Vitamina D é baixo, o seu médico pode prescrever suplementos ou recomendar um multivitamínico sem receita.

Gastar tempo adicional ao ar livre permite que seu corpo converta naturalmente a Vitamina D da exposição solar. A quantidade de exposição ao sol para obter a Vitamina D que você precisa dependerá do seu tom de pele. Algumas pessoas precisam de apenas 15 minutos , enquanto outras podem precisar de até duas horas.

Dirija para fora quando o sol não é muito forte para evitar queimaduras solares.

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