O que é catabolismo muscular?

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O que é catabolismo muscular?
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O que é o catabolismo muscular é uma das principais dúvidas dos frequentadores de academia. Se você treina, certamente já ouviu falar do catabolismo muscular e da necessidade de evitá-lo a qualquer custo.

A definição de catabolismo muscular é o fornecimento de energia para a realização dos treinos por meio dos músculos, ou seja, o corpo se “alimenta” dos músculos para ter energia suficiente para realizar as suas atividades diárias, entre elas os treinos.

Esse processo faz com que a massa muscular diminua cada vez mais e, quanto maior a intensidade do treino nessas condições, maior será também a perda muscular.

Causas do catabolismo muscular

Muitos fatores contribuem para o catabolismo muscular, sendo a alimentação o mais importante de todos.

Certamente você já deve ter ouvido que o ideal é que uma pessoa se alimente de 3 em 3 horas. Essa regra existe para que o organismo esteja sempre abastecido nutricionalmente para que ele possa se utilizar da energia proveniente dos alimentos e não dos músculos.

No caso de longos períodos de treino, é necessário que o indivíduo faça pausar para poder se alimentar para que não ocorra o catabolismo muscular.

Ainda sobre a alimentação, a má qualidade da alimentação influencia bastante a produção natural de novas proteínas. Uma dieta pobre em vitaminas, principalmente a C, em carboidratos complexos e proteínas podem desencadear o processo de catabolismo.

Outro fator importante que contribui para o catabolismo muscular é o excesso de treino ou overtraining. Os atletas compreendem a necessidade do descanso entre os treinos para o ganho de hipertrofia.

As fibras musculares sofrem microlesões que precisam de tempo para se recuperar para que a hipertrofia ocorra. Quando esse tempo não é respeitado, ocorre o oposto da hipertrofia, ou seja, o catabolismo muscular.

Como evitar o catabolismo muscular

Além de respeitar os itens mencionados acima, algumas medidas contribuem para a prevenção do catabolismo celular. São eles:

  • Suplementação: principalmente se você deixa a desejar na qualidade da alimentação ou treina por períodos longos. A suplementação com bcaa, whey protein e outros suplementos proteicos blindam os músculos contra o catabolismo.
  • Ter uma boa noite de sono: o sono é algo subestimado por muita gente. É durante o sono que o hormônio do crescimento, o GH, é liberado na corrente sanguínea para realizar suas funções, como promover a hipertrofia. Portanto, ter uma boa noite de sono é fundamental para prevenir o catabolismo muscular.
  • Dietas muito restritivas: excluir um tipo de alimento totalmente da dieta diária é um dos maiores erros que se pode cometer. O corpo precisa de todos os grupos alimentares, inclusive os carboidratos (complexos) e as gorduras (boas como a do azeite extravirgem e o óleo vindo de castanhas e frutas como o abacate).

O catabolismo muscular é bastante fácil de ser evitado. O importante é trabalhar para alcançar os objetivos de treino da maneira mais saudável possível para que o corpo possa realizar todas as suas funções adequadamente e para que a nutrição do organismo seja sempre a ideal.

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COMMENTS

Leka Sousa at 05 Jul 2018

ADOREI!! MUITO BEM EXPLICADO.

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