Muitos over-the-counter (OTC) tratamentos existem para a constipação. As vitaminas são uma opção comum. Saiba quais vitaminas são mais úteis para o tratamento da constipação e que precauções você deve tomar.

Sintomas de constipação

Isso acontece quando você tem evacuações infrequentes ou dificuldade para passar as fezes. Se você tiver menos de três evacuações por semana, provavelmente terá constipação.

Outros sintomas da constipação incluem:

  • ter fezes duras ou irregulares
  • sentindo dor ou pressão abdominal
  • sentindo que seu reto está bloqueado
  • sentindo-se incapaz de esvaziar completamente os intestinos, mesmo depois de uma evacuação
  • precisando forçar ou empurrar para produzir um movimento intestinal
  • precisando pressionar seu abdômen com as mãos para produzir um movimento intestinal
  • precisando usar o dedo para remover as fezes do seu reto

Se você tiver constipação por várias semanas ou mais, é chamado constipação crônica.

Causas da constipação

Muitos fatores de estilo de vida podem contribuir para a constipação. Por exemplo, você pode ficar constipado quando você:

  • não coma bastante fibra
  • não beba água ou outros líquidos
  • não faça exercício suficiente
  • tem interrupções na sua rotina, por exemplo, enquanto viaja
  • sentir stressado

Outras possíveis causas da constipação incluem:

  • uma obstrução intestinal
  • doença intestinal, como a síndrome do intestino irritável
  • uma fissura anal
  • Cancer de colo
  • câncer retal
  • câncer abdominal que coloca pressão no seu sistema digestivo

Tratamento para a constipação

Na maioria dos casos, você pode tratar a constipação ocasional com mudanças de estilo de vida ou remédios de venda livre. Por exemplo, pode ajudar a beber mais água, comer mais fibras e fazer mais exercícios. Laxantes OTC ou amaciadores de fezes também podem fornecer alívio.

Certas vitaminas também podem ajudar a aliviar sua constipação. Muitas vitaminas funcionam como amaciantes de fezes naturais. Se você já estiver tomando diariamente, aumentar sua ingestão pode não ajudar. No entanto, adicionar certas vitaminas à sua rotina diária pode proporcionar alívio se você ainda não as tiver tomado.

Pessoas que devem evitar vitaminas para alívio da constipação

Você pode comprar vitaminas na maioria das farmácias, mercearias e lojas de alimentos saudáveis. Eles são seguros para a maioria das pessoas quando tomados na dosagem adequada. No entanto, algumas pessoas podem precisar evitar certas vitaminas. Algumas vitaminas também podem piorar sua constipação.

Como com todos os suplementos OTC, você deve falar com seu médico antes de tomar uma nova vitamina ou aumentar sua dosagem. O seu médico e farmacêutico podem ajudá-lo a planear um regime vitamínico seguro e eficaz.

As vitaminas podem não ser seguras ou eficazes para as seguintes pessoas:

Recém-nascidos e bebês

Converse com o pediatra do seu bebê antes de dar ao seu bebê qualquer tipo de tratamento de constipação, incluindo vitaminas ou outros suplementos.

Pessoas com condições gastrointestinais

Se você tem um histórico de problemas gastrointestinais, vitaminas e outras opções de tratamento OTC podem não ser eficazes para você.

Pessoas com Doenças Crônicas ou Doenças

Se você tem um problema de saúde crônico, informe o seu médico se você tiver constipação. Pode ser um efeito colateral da sua condição ou plano de tratamento. Também pode ser um sintoma de um problema maior.

Em alguns casos, tomar certas vitaminas pode piorar sua condição de saúde. Algumas vitaminas também podem interagir com certos medicamentos e suplementos, que você pode tomar para tratar sua condição

Vitaminas que podem tratar a constipação

Tomar essas vitaminas pode ajudar a aliviar sua constipação.

1. Vitamina C

A vitamina c é uma vitamina solúvel em água. A vitamina c não absorvida tem um efeito osmótico no trato digestivo. Isso significa que ele puxa a água para o intestino, o que pode ajudar a amolecer as fezes.

Demasiada vitamina c pode ser prejudicial, no entanto. Pode causar diarréia, náusea e cólicas estomacais. Também pode fazer com que algumas pessoas absorvam muito ferro da comida. Entre outros efeitos colaterais, isso pode piorar sua constipação.

De acordo com o National Institutes of Health (NIH) , o limite superior de vitamina c que a maioria dos adultos pode tolerar é de 2.000 miligramas (mg). O limite superior para crianças menores de 18 anos é de 400 a 1.800 mg, dependendo da idade. A dose diária recomendada é muito menor.

2. Vitamina B-5

A vitamina B-5 também é chamada de ácido pantotênico. Uma revisão de pesquisa publicada na revista Acta Vitaminologica et Enzymologica descobriu que um derivado da vitamina B-5 chamado dexpantenol pode aliviar a constipação. Estimula a contração muscular em seu sistema digestivo, o que ajuda a mover as fezes através de suas entranhas.

A ingestão diária recomendada para a maioria dos adultos é de 5 mg de vitamina B-5 por dia. A maioria das mulheres que amamentam deve receber 7 mg por dia. Crianças menores de 18 anos geralmente devem ficar entre 1,7 e 5 mg por dia, dependendo da idade.

3. Ácido Fólico

O ácido fólico é também conhecido como folato ou vitamina B-9. Pode ajudar a aliviar sua constipação, estimulando a formação de ácidos digestivos. Se os seus níveis de ácido digestivo tiverem sido baixos, aumentá-los pode ajudar a acelerar a digestão e mover as fezes pelo cólon.

Quando possível, procure comer alimentos ricos em folato em vez de tomar um suplemento de ácido fólico. Alimentos ricos em folato também são ricos em fibras, o que também pode ajudar a movimentar as vísceras. Alimentos ricos em folato incluem:

  • espinafre
  • Black Eyed Peas
  • Cereais do café da manhã
  • arroz fortificado

A maioria das pessoas ingere bastante ácido fólico em sua dieta diária. Você também pode querer tomar um suplemento. O limite superior que a maioria dos adultos pode tolerar é de 1.000 microgramas (mcg) de ácido fólico por dia. A maioria das crianças entre 1 e 18 anos pode consumir de 300 a 800 mcg por dia, dependendo da idade.

4. Vitamina B-12

A deficiência de vitamina B-12 pode causar constipação. Se a sua constipação for causada por níveis baixos de B-12, o aumento da ingestão diária deste nutriente pode ajudar a aliviar os sintomas.

Você pode preferir comer mais alimentos ricos em B-12 em vez de tomar um suplemento. Exemplos de alimentos ricos em B-12 incluem:

  • bife de fígado
  • truta
  • salmão
  • atum

Aconselha a maioria dos adultos a obter 2,4 mcg de vitamina B-12 por dia. Crianças menores de 18 anos podem levar entre 0,4 e 1,8 mcg, dependendo da idade.

5. Vitamina B-1

A vitamina B-1, ou tiamina, ajuda na digestão. Quando seus níveis de tiamina são baixos, sua digestão pode ser retardada. Isso pode levar à constipação.

A maioria das mulheres deve consumir 1,1 mg de tiamina por dia. A maioria dos homens deve consumir 1,2 mg por dia. Crianças entre 1 e 18 anos devem ter entre 0,5 e 1 mg, dependendo da idade.

Vitaminas que podem piorar a constipação

Alguns suplementos vitamínicos incluem os minerais cálcio e ferro, que podem aumentar suas chances de desenvolver constipação. Alguns dos ingredientes usados ​​para formar comprimidos de vitaminas, como lactose ou talco, também podem causar constipação.

Se suspeitar que a sua dose diária de vitaminas está a causar obstipação, fale com o seu médico. Eles podem encorajá-lo a parar de tomar suplementos vitamínicos ou diminuir sua dosagem. Se você está tomando vitaminas para uma condição crônica de saúde, não pare de tomá-los sem falar com seu médico primeiro.

Efeitos colaterais

Algumas vitaminas podem causar efeitos colaterais indesejados, especialmente quando misturadas a outras vitaminas, suplementos ou medicamentos. Algumas vitaminas também podem agravar condições médicas pré-existentes. Fale com seu médico antes de tomar quaisquer vitaminas para alívio da constipação. Deixe-os saber se você tiver algum efeito colateral.

O Takeaway

A constipação acontece com todos nós. Na maioria dos casos, isso desaparece depois de alguns dias. Se você tentar uma dessas vitaminas como uma opção de tratamento, pode levar de três a cinco dias antes de ver os resultados.

Se você ainda não encontrar alívio, pode ser hora de tentar um laxante estimulante ou conversar com seu médico sobre outras opções. Em casos raros, a constipação crônica pode levar a complicações, incluindo lágrimas no tecido retal ou hemorróidas.

Prevenção

Siga estas dicas para evitar a constipação:

  • Coma alimentos ricos em fibras, como feijão, cereais integrais, frutas e legumes A fibra adiciona volume às suas fezes, o que ajuda você a passar através de seu sistema digestivo.
  • Beba muitos líquidos, especialmente água Quando seu corpo tem fluidos suficientes para digerir os alimentos corretamente, pode facilitar a passagem das fezes.
  • Faça exercícios regularmente para estimular seu sistema digestivo e melhorar sua capacidade de passar as fezes. Mesmo caminhadas regulares em torno de sua vizinhança podem ajudar a estimular a digestão.
  • Tome medidas para reduzir o estresse, o que pode interferir na digestão. Por exemplo, evite disparadores comuns de estresse, pratique técnicas de relaxamento e reserve tempo para atividades que você goste.

Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a prevenir e tratar a maioria dos casos de constipação. Se você tiver constipação por mais de uma semana e não encontrar alívio por meio de mudanças no estilo de vida ou tratamentos sem receita médica, marque uma consulta com seu médico. Você pode precisar de atenção médica adicional.