Vitamina B6 – Para que serve? Função, alimentos, benefícios

0 comments
vitamina b6 vitamina b6 - vitamina b6 piridoxina 530x355 - Vitamina B6 – Para que serve? Função, alimentos, benefícios

vitamina B6 – Para que serve? Função, alimentos, benefícios
3.9 (78.18%) 11 votos

A vitamina B6 é uma vitamina que está naturalmente presente em muitos alimentos. O corpo precisa de vitamina B6 para mais de 100 reações enzimáticas envolvidas no metabolismo. A vitamina B6 também está envolvida no desenvolvimento do cérebro durante a gravidez e a infância, bem como a função imune.

vitamina B6

A vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água que está naturalmente presente em muitos alimentos, adicionada a outros e disponível como suplemento dietético. É o nome genérico para seis compostos (vitamers) com atividade de vitamina B6: piridoxina, um álcool; piridoxal, um aldeído; e piridoxamina, que contém um grupo amino; e os seus respectivos ésteres de 5'-fosfato. O fosfato de 5 'de piridoxal (PLP) e o fosfato de piridoxamina 5' (PMP) são as formas de coenzima ativa da vitamina B6. Proporções substanciais da piridoxina natural em frutas, vegetais e grãos existem em formas glicosiladas que apresentam biodisponibilidade reduzida.

A vitamina B6 nas formas de coenzima desempenha uma grande variedade de funções no corpo e é extremamente versátil, com envolvimento em mais de 100 reações enzimáticas, principalmente preocupadas com o metabolismo protéico. Tanto o PLP como o PMP estão envolvidos no metabolismo dos aminoácidos, e o PLP também está envolvido no metabolismo de unidades de um carbono, carboidratos e lipídios. A vitamina B6 também desempenha um papel no desenvolvimento cognitivo através da biossíntese de neurotransmissores e na manutenção de níveis normais de homocisteína, um aminoácido no sangue. A vitamina B6 está envolvida na gliconeogênese e glicogenólise, função imune (por exemplo, promove a produção de linfócitos e interleucina-2) e a formação de hemoglobina.

O corpo humano absorve a vitamina B6 no jejuno. As formas fosforiladas da vitamina são desfosforiladas e a associação de vitamina B6 livre é absorvida pela difusão passiva.

As concentrações de vitamina B6 podem ser medidas diretamente pela avaliação de concentrações de PLP; outros vitamers; ou vitamina B6 total no plasma, eritrócitos ou urina. As concentrações de vitamina B6 também podem ser medidas de forma indireta avaliando a saturação de eritrócitos de aminotransferase por PLP ou metabólitos de triptofano. Plasma PLP é a medida mais comum do estado da vitamina B6.

As concentrações de PLP de mais de 30 nmol / L foram indicadores tradicionais do status adequado de vitamina B6 em adultos [3]. No entanto, a Food and Nutrition Board (FNB) no Instituto de Medicina das Academias Nacionais (anteriormente Academia Nacional de Ciências) usou um PLP de plasma de 20 nmol / L como o principal indicador de adequação para o cálculo das Subsídios Dietéticos Recomendados (RDAs ) para adultos.

vitamina b6 funcao da vitamina vitamina b6 - funcao da vitamina b6 piridoxina 16361 l - Vitamina B6 – Para que serve? Função, alimentos, benefícios

vitamina B6 para que serve?

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, é um nutriente solúvel em água que faz parte da família de vitaminas B. As vitaminas B, incluindo as vitaminas B6, ajudam a apoiar a função adrenal, ajudam a acalmar e manter um sistema nervoso saudável e são necessárias para os principais processos metabólicos. A vitamina B6 atua como uma coenzima na degradação e utilização de carboidratos, gorduras e proteínas.

A vitamina B6 ajuda na produção de neurotransmissores, os produtos químicos que permitem que células cerebrais e nervosas se comuniquem entre si, garantindo que os processos metabólicos, como o metabolismo das gorduras e das proteínas, funcionem sem problemas e é importante para a função do sistema imune em indivíduos mais velhos. Também pode ajudar a resolver uma série de condições, incluindo lesões de compressão nervosa (como síndrome do túnel do carpo), síndrome pré-menstrual (PMS) e alguns casos de depressão e artrite. A vitamina B6 é frequentemente utilizada para tratar níveis elevados de homocisteína juntamente com ácido fólico e vitamina b12. Perda de memória, diabetes, ataques de asma, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), cálculos renais, câncer de pulmão, acne e aterosclerose também podem ser tratados e melhorados através de suplementação de vitamina B6.

vitamina B6 alimentos

A vitamina B6 é encontrada naturalmente em muitos alimentos e é adicionada a outros alimentos. Você pode obter quantidades recomendadas de vitamina B6 comendo uma variedade de alimentos, incluindo o seguinte:

  • Carnes de aves, peixes e órgãos, todas ricas em vitamina B6;
  • Batatas e outros vegetais amiláceos, que são algumas das principais fontes de vitamina B6 para os americanos;
  • Frutas (que não cítricas), que também estão entre as principais fontes de vitamina B6 para os americanos.

vitamina B6 preço

O preço médio da vitamina B6 é de R$30, podendo ser um valor maior ou menor dependendo da sua região e da quantidade desejada.

vitamina B6 benefícios

 

Veja alguns dos benefícios que você irá obter ao fazer o uso de suplementos de vitamina B6:

  1. Mantém vasos sanguíneos saudáveis

A vitamina B6 é necessária para regular os níveis de um composto chamado homocisteína dentro do sangue. A homocisteína é um tipo de aminoácido adquirido com a ingestão de fontes proteicas, especialmente a carne. Níveis elevados de homocisteína no sangue estão ligados à inflamação e ao desenvolvimento de doenças cardíacas e doenças dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para um ataque cardíaco.

Sem vitamina B6 suficiente, a homocisteína se acumula no corpo e danifica os revestimentos dos vasos sanguíneos. Isso pode preparar o cenário para o acúmulo de placa perigoso, o que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Estudos demonstraram que quando os pacientes tomam vitamina B6 juntamente com folato, as concentrações totais de homocisteína são significativamente reduzidas. A vitamina B6 ajuda a tratar altos níveis de homocisteína para que o corpo possa curar o dano causado aos vasos sanguíneos.

A vitamina B6 também desempenha um papel no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para a prevenção de doenças cardíacas.

  1. Suporta Função do cérebro

Os benefícios da vitamina B6 incluem ajudar o desenvolvimento adequado do cérebro e a função cerebral. Estudos demonstraram que uma deficiência de vitamina B6 pode influenciar a função da memória e contribuir para deficiência cognitiva, Alzheimer e demência à medida que alguém envelhece. Outros estudos também ligam uma deficiência de vitamina B6 para possivelmente contribuindo para a doença de Alzheimer.

Uma forma de vitamina B6 afetar a função cerebral é controlando os níveis de homocisteína, que não são apenas um fator de risco na doença cardíaca, mas também danos aos neurônios do sistema nervoso central, também.

A vitamina B6 também desempenha um papel importante na fabricação de hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como "hormônios felizes" que ajudam a controlar o humor, energia e concentração. Os pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo TDAH, são causados ​​por baixos níveis de serotonina e, portanto, que a vitamina B6 pode ter um efeito benéfico sobre as crianças com esses transtornos de aprendizagem e comportamento.

  1. Pode melhorar o seu estado de espírito

Alguns medicamentos antidepressivos prescritos funcionam da mesma maneira que a vitamina B6, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. A pesquisa mostrou que a vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro. Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade, de modo que a vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de distúrbios do humor.

Como a vitamina B6 está envolvida na produção hormonal no cérebro, acredita-se que seja eficaz no tratamento de transtornos de humor e certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função neurotransmissora. A pesquisa sugere que os pacientes que tomam suplementos de vitamina B6 podem ajudar a levantar seu humor, sofrer menos dor e evitar a falta de energia e concentração também.

  1. Ajuda a tratar a anemia

A vitamina B6 é necessária para criar hemoglobina no sangue, que é transportada pelos glóbulos vermelhos em todo o corpo para ajudar a trazer oxigênio para células e mobilizar ferro. A anemia resulta quando alguém não faz bastante hemácias, resultando em sintomas como fadiga, dores e dores, e muito mais. Estudos mostram que consumir muita vitamina B6 pode ajudar a diminuir os sintomas de anemia e evitar que ocorra em alguns casos.

  1. Protege a saúde ocular

Em muitos casos, uma má alimentação ou deficiências nutricionais são as causas subjacentes de muitas doenças oculares. Estudos demonstraram que tomar vitamina B6 juntamente com outras vitaminas, incluindo folato, pode ajudar na prevenção de distúrbios oculares e perda de visão.

Sabe-se que a vitamina B6 ajuda a retardar o aparecimento de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada com a idade.

  1. Pode ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas da artrite reumatóide

Baixos níveis de vitamina B6 têm sido associados com sintomas aumentados de artrite reumatóide (RA), incluindo dor mais grave. Certos estudos iniciais estão descobrindo que as pessoas com RA podem precisar de mais vitamina B6 do que pessoas saudáveis porque experimentam dores musculares contínuas e dor nas articulações devido à inflamação crônica. Os benefícios da vitamina B6 incluem dor de curvatura e podem ser úteis na forma de suplemento para controlar dores nos músculos e articulações devido à artrite.

vitamina B6 dose diaria

É importante saber que a vitamina B6 (e todas as vitaminas B) são solúveis em água, o que significa que elas se dissolvem na água e outros fluidos corporais, então qualquer quantidade destes nutrientes que seu corpo não usa é excretado na urina . Isso significa que a vitamina B6 é necessária todos os dias, já que o corpo não pode armazenar vitaminas hidrossolúveis.

 

A quantidade exata de vitamina B6 que você precisa todos os dias depende da sua idade, sexo e circunstâncias especiais, como se você está grávida ou está amamentando. Aqui está uma visão geral sobre o quanto as vitaminas B6 precisam em diferentes estágios da vida:

Crianças e a vitamina B6

  • Recém-nascido a 6 meses: 0,1 miligrama (mg) por dia;
  • Bebés de 7 meses a 1 ano: 0,3 mg;
  • Crianças de 1 a 3 anos: 0,5 mg;
  • Crianças de 4 a 8 anos: 0,6 mg;
  • Crianças de 9 a 13 anos: 1 mg;
  • Meninos de 14 a 18 anos: 1,3 mg;
  • Meninas de 14 a 18 anos: 1,2 mg.

Adultos e a vitamina B6

  • Homens e mulheres de 19 a 50 anos: 1,3 mg;
  • Homens com 51 anos ou mais: 1,7 mg;
  • Mulheres de 51 anos ou mais: 1,5 mg;
  • Mulheres grávidas: 1,9 mg;
  • Mulheres amamentando: 2 mg.

A maioria das pessoas que comem uma dieta bem equilibrada e variada receberá a quantidade necessária de vitamina B6 sem ter que tomar suplementos dietéticos. Mas se sua dieta tende a ser escassa em proteínas, você pode querer prestar atenção a quanto B6 você está recebendo, Angelone acrescenta. Algumas das principais fontes de B6 são alimentos ricos em proteínas, como feijão, carne, aves e peixes. E se você ainda está preocupado, não está obtendo o suficiente, ela acrescenta: "um multivitamínico geral pode ajudar a preencher as lacunas".

Observe que a recomendação para adultos aumenta após os 50 anos de idade, pois nossos corpos não absorvem nutrientes também quando somos mais velhos.

vitamina B6 em excesso

A ingestão elevada de vitamina B6 de fontes alimentares não foi relatada como causando efeitos adversos. No entanto, a administração crônica de 1-6 g de piridoxina oral por dia durante 12 a 40 meses pode causar neuropatia sensorial grave e progressiva caracterizada por ataxia (perda de controle de movimentos corporais). A gravidade dos sintomas parece ser dependente da dose, e os sintomas costumam parar se o paciente interrompe os suplementos de piridoxina assim que os sintomas neurológicos aparecerem. Outros efeitos da ingestão excessiva de vitamina B6 incluem lesões dermatológicas dolorosas e desfigurantes; fotossensibilidade; e sintomas gastrointestinais, como náuseas e azia.

A literatura científica inclui relatos de casos isolados de defeitos congênitos nos lactentes de mulheres que tomaram suplementos de piridoxina durante a primeira metade da gravidez. No entanto, um estudo observacional mais recente não encontrou associação entre a suplementação de piridoxina (dose média 132,3 ± 74 mg / dia) em mulheres grávidas a partir de 7 semanas de gestação e continuando por 9 ± 4,2 semanas e efeitos teratogênicos nas crianças.

vitamina B6 fontes

Excelentes fontes de alimentos que servem a vitamina B6 que você precisa incluem grãos de bico, carne bovina, aves e peixe. Outros alimentos que são altos em B6 são grãos integrais, cereais fortificados, nozes, feijões, bananas e batatas.

A vitamina B6 geralmente é incluída em multivitaminas e é vendida como um suplemento individual; pode ser listado como piridoxal, piridoxamina, cloridrato de piridoxina ou piridoxal-5-fosfato. Verifique com o seu médico antes de tomar um suplemento e observe que as recomendações do NIH sugerem uma limitação de B6 a 100 mg ou menos para adultos.

Gostou? Compartilhe!

Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Onde comprar?





  • Mais vistos hoje!

  • Fique por dentro ;)

  • Melhores avaliados

  • Atenção!

    Este conteúdo não foi escrito, revisado ou endossado por um médico, profissional médico ou profissional de saúde qualificado e, portanto, não deve ser usado para prevenir, diagnosticar ou tratar qualquer doença ou doença. suplementosmaisbaratos.com.br/blog não assume responsabilidade por quaisquer ações realizadas após a leitura dessas informações, e não assume responsabilidade se um mal uso suplementos destaque neste site.
  • REDES SOCIAIS

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Óleo essencial de alecrim
    31 Jul 20180 comentários
    Óleo Essencial de Camomila Romana
    31 Jul 20180 comentários

    TWEETS MAIS RECENTES

    Ler todos os tweets

    Suplementos Mais Baratos © Copyright 2015. Todos os direitos reservados

    Design e desenvolvimento por : Sucesso Web Team