Vitamina C – Para que serve? Benefícios, alimentos, comprimido

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O que é vitamina c?

A vitamina c (também conhecida como ácido ascórbico) é abundante em vegetais e frutas. Uma vitamina solúvel em água e poderoso antioxidante, ajuda o corpo a formar e manter o tecido conjuntivo, incluindo ossos, vasos sanguíneos e pele.

O que a vitamina c faz? Quais são alguns benefícios de vitamina c?

A vitamina c ajuda a reparar e regenerar os tecidos, proteger contra doenças cardíacas, auxiliar na absorção de ferro, prevenir o escorbuto e diminuir o colesterol total e LDL (“ruim”) e triglicerídeos. As pesquisas indicam que a vitamina c pode ajudar a proteger contra uma variedade de câncer, combatendo os radicais livres e ajudando a neutralizar os efeitos dos nitritos (conservantes encontrados em alguns alimentos embalados que podem aumentar o risco de certas formas de câncer). A vitamina c suplementar também pode diminuir a duração e os sintomas de um resfriado comum, ajudar a atrasar ou prevenir cataratas, e apoiar a função imune saudável.

Quais são os sinais de uma deficiência de vitamina c?

Os sintomas de deficiência incluem fadiga, fraqueza muscular, dores articulares e musculares, sangramento de gengivas e erupções nas pernas. A deficiência prolongada pode causar escorbuto, uma doença rara, mas potencialmente grave.

Quanto e de que tipo, um adulto precisa?

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), a dose diária recomendada de vitamina c (RDA) para adultos maiores de 19 anos é:

  • homens, 90 mg por dia;
  • mulheres, 75 mg por dia;
  • mulheres grávidas, 85 mg por dia;
  • mulheres amamentando, 120 mg por dia.

Os fumantes podem beneficiar de uma maior ingestão. Os médicos recomendam tomar 250 mg de vitamina c por dia.

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Por que precisamos de vitamina c?

Fontes de vitamina c incluem frutas, vegetais e suplementos.

As vitaminas, incluindo a vitamina c, são compostos orgânicos. Um composto orgânico é aquele que existe em seres vivos e contém os elementos carbono e oxigênio.

A vitamina c é solúvel em água e o corpo não a armazena. Para manter níveis adequados de vitamina c, os seres humanos precisam de uma ingestão diária de alimentos que o contém.

A vitamina c desempenha um papel importante em várias funções corporais, incluindo a produção de Colágeno, l-carnitina e alguns neurotransmissores. Isso ajuda a metabolizar proteínas e sua atividade antioxidante pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer.

O colágeno, que a vitamina c ajuda a produzir, é o principal componente do tecido conjuntivo e a proteína mais abundante em mamíferos. Entre 1 e 2 por cento do tecido muscular é colágeno. É um componente vital nos tecidos fibrosos, tais como:

  • tendões;
  • ligamentos;
  • pele;
  • córnea;
  • cartilagem;
  • ossos;
  • O intestino;
  • veias de sangue.

No caso da cicatrização de feridas, pesquisas já em 1942 sugeriram que as feridas demoravam mais para curar se alguém tivesse escorbuto.

Scurvy resulta da deficiência de vitamina c. Os sintomas incluem articulações inchadas, sangrando gengivas e dentes soltos, anemia e cansaço.

O escorbuto de rebote pode acontecer se uma pessoa toma doses muito elevadas de vitamina c e depois interrompe-a rapidamente.

Cicatrização de feridas, infecções e tuberculose

Em 1982, os pesquisadores concluíram que feridas, cortes e pastas podem curar mais rapidamente em pessoas com maior consumo de vitamina c do que normalmente estão disponíveis em seus alimentos. Isso pode ser porque a vitamina c contribui para a produção de colágeno.

O papel da vitamina c como antioxidante também ajuda a reparar o tecido e reduzir o dano causado pela inflamação e oxidação.

Considera-se que as pessoas com níveis adequados de vitamina c são mais capazes de combater infecções em comparação com pessoas com deficiência de vitamina c.

A vitamina c também pode ajudar a prevenir infecções respiratórias agudas, especialmente em pessoas com desnutrição e aqueles que estão fisicamente estressados.

Os pesquisadores também descobriram que a vitamina c pode matar bactérias resistentes a drogas (TB) em uma cultura de laboratório. Um estudo publicado em 2013 sugere que a adição de vitamina c aos medicamentos contra a tuberculose pode encurtar a terapia.

vitamina c e terapia do câncer

A vitamina c pode ajudar no tratamento do câncer. Como antioxidante, protege o corpo contra o estresse oxidativo e ajuda a prevenir a oxidação de outras moléculas. Parece regenerar outros antioxidantes no corpo, também.

Estudos sugerem que a vitamina c pode complementar a quimioterapia para pacientes com câncer. As reações de oxidação produzem radicais livres. Os radicais livres podem iniciar reações em cadeia que danificam as células.

Foram encontradas altas doses de vitamina c para reduzir a velocidade de crescimento de alguns tipos de tecido canceroso. Os pesquisadores propuseram usar vitamina c em pacientes com câncer cujas opções de tratamento são limitadas.

Mais estudos são necessários para entender quais cânceres podem ser afetados pela vitamina c e quais outros tratamentos efetivos podem ser usados ​​em conjunto com a vitamina c, bem como os efeitos a longo prazo desta abordagem.

Alguns cientistas disputam o uso de vitamina c no tratamento do câncer.

No entanto, em 2013, os pesquisadores descobriram que altas doses de vitamina c intravenosa podem beneficiar pacientes com câncer. Um estudo de 2015 confirmou sua eficácia.

O Instituto Nacional do Câncer reporta vários estudos que utilizaram doses altas de vitamina c por via intravenosa com poucos efeitos colaterais.

Um número de médicos o apoiam e já estão usando isso em tratamentos.

Existem riscos associados a muita vitamina c?

Quando obtido de fontes alimentares e suplementos nas dosagens recomendadas, a vitamina c é geralmente considerada como segura. Os efeitos colaterais raramente são relatados, mas incluem diarréia, náuseas, cólicas abdominais e outros sintomas gastrointestinais. Para a maioria dos indivíduos saudáveis, o corpo só pode segurar e usar cerca de 200 a 250 mg de vitamina c por dia, e qualquer excesso é perdido através da urina. Em momentos de doença, durante a recuperação de uma lesão, ou em condições de aumento do estresse oxidativo (incluindo fumar), o corpo pode usar quantidades maiores. As altas doses de vitamina c (maior que 2.000 mg / dia) podem contribuir para a formação de cálculos renais, além de causar diarréia, náuseas e gastrite severas.

Qual dosagem de vitamina c?

A ingestão diária recomendada de vitamina c é de 100 a 200mg. Isso é facilmente alcançado através da dieta, portanto, a suplementação de tais doses baixas geralmente é desnecessária. Maiores doses de vitamina c, até 2.000 mg, são usadas para apoiar o sistema imunológico (para atletas) ou reduzir a duração do resfriado comum.

A maioria dos estudos sobre vitamina c prescreve uma dose por dia. A afirmação de que tomar 2.000 mg até cinco vezes ao dia para reduzir otimamente os sintomas do resfriado não é suficientemente testada e requer mais evidências.

Outros benefícios da vitamina c

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Fontes Importantes De vitamina c

As fontes importantes de vitamina c são frutas cítricas, como laranjas e uvas. Morangos, framboesas, repolhos, couve-flor, outros vegetais de folhas, pimentas vermelhas, batatas, brócolis, pimentões, guingão, salsa, couve de Bruxelas, cantalupos, salsichas e frutos do kiwi também são fontes ricas dessa vitamina. Cozinhar alimentos a baixas temperaturas e por um período mais curto é importante para manter a vitamina c preservada e benéfica.

Os benefícios para a saúde deste incrível antioxidante são explicados em detalhes abaixo:

Previne Escorbuto

O escorbuto é causado por uma ingestão insuficiente de ácido ascórbico. Os sintomas do escorbuto aparecem devido ao enfraquecimento dos tecidos conjuntivos, ossos e vasos sanguíneos que incluem colágeno. A vitamina c, um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

Melhora o sistema imunológico

A vitamina c melhora o sistema imunológico do nosso corpo, o que nos protege do frio e da tosse. Facilita a absorção de ferro e, portanto, fortalece a resistência do corpo à infecção. Também luta contra vírus.

Reduz a hipertensão

Pessoas com hipertensão estão em alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A ingestão de vitamina c ajuda na redução da pressão sanguínea do corpo.

Trata a vasodilatação

O tratamento com vitamina c efetivamente resultou na dilatação adequada dos vasos sanguíneos nos casos de aterosclerose, insuficiência cardíaca congestiva, colesterol alto, angina de peito e pressão arterial elevada. Os resultados descobriram que os suplementos desta vitamina melhoram a dilatação dos vasos sanguíneos e protegem a saúde cardiovascular.

Cura a toxicidade do chumbo

A toxicidade do chumbo é um grave problema de saúde que se encontra principalmente em crianças, especialmente em áreas urbanas. O desenvolvimento e crescimento anormal foram encontrados em algumas crianças expostas ao chumbo. Eles desenvolvem problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem e também tendem a ter um QI baixo. Pode danificar os rins e aumentar a pressão arterial em adultos. Os suplementos de vitamina c podem reduzir o nível de chumbo no sangue.

Cataratas de Cura (Desordem ocular)

As cataratas são as condições mais comuns de problemas visuais. Uma diminuição no nível de vitamina c na lente do olho humano foi mais comum quando as cataratas estão presentes. Uma ingestão excessiva de ácido ascórbico aumenta o suprimento de sangue para as áreas oculares do corpo.

Trata o câncer

Os pesquisadores descobriram que um alto consumo de legumes e frutas frescas têm um vínculo para um risco minimizado para vários tipos de câncer. Estudos também mostraram que o aumento do consumo de vitamina c está relacionado com uma diminuição da possibilidade de câncer de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, cólon, reto, estômago e esôfago.

Combate doenças cardiovasculares

A vitamina c ajuda na redução do risco de acidente vascular cerebral, um tipo de doença cardiovascular. Uma dieta cheia de vegetais e frutas fornece uma boa quantidade desta vitamina, que mantém o nível adequado de pressão arterial. Ele também protege o corpo dos radicais livres, o que poderia ser o motivo do acidente vascular cerebral.

Melhora seu Humor

A vitamina c desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores como a norepinefrina. Eles afetam o humor de uma pessoa e são críticos para o bom funcionamento do cérebro.

Aumenta a imunidade

A imunidade é outro benefício importante desta vitamina. A vitamina c é amplamente conhecida por sua contribuição para o sistema imunológico e sua estimulação dos vasos sanguíneos brancos no organismo.

Repara feridas

A vitamina c ajuda a reparar feridas. Facilita o crescimento dos tecidos conjuntivos, que acelera o processo de cicatrização de feridas.

Controla asma

O ácido ascórbico ajuda a reduzir os sintomas da asma. Isso ajuda a proteger contra os efeitos nocivos da poluição no corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes a asma.

Cura diabetes

Uma das principais razões para o diabetes, como descobriram vários estudos, são baixos níveis de ácido ascórbico. Os suplementos de vitamina c são benéficos como uma cura para diabetes, pois ajudam no processamento de insulina e glicose.

Previne doenças cardíacas

Uma quantidade adequada de ácido ascórbico é essencial para a proteção dos vasos sanguíneos do dano que os radicais livres podem causar. Esta poderia ser uma das principais causas de uma doença cardíaca chamada aterosclerose. A vitamina c atua como agente preventivo desta doença cardíaca, bem como vários outros problemas cardíacos.

Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

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