Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função

0 comments
vitamina D vitamina d Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função vitamina D 740x355
Gostou? Compartilhe!
Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função
5 (100%) 1 voto

Vitamina D é realmente um hormônio, e se você realmente quer impressionar seus amigos e espionar seus inimigos, você pode retirar o nome completo: 1,25 dihidroxiVitamina D [1,25 (OH) 2D] ou calcitriol. Mas chame de Vitamina D por enquanto, porque a parte interessante é o que faz.

O que é Vitamina D?

A Vitamina D é importante para todos os tipos de processos.

Ossos e dentes saudáveis: A Vitamina D ajuda os ossos a absorver o cálcio. A deficiência grave causa uma doença chamada raquitismo, mas mesmo a deficiência leve é ​​um fator de risco para osteoporose e fraturas mais tarde na vida. Por exemplo, este estudo descobriu que muitas mulheres que chegaram a um hospital com fraturas de quadril tinham "deficiência de Vitamina D" oculta: não era ruim o suficiente para que alguém notasse sinais óbvios ... até que eles quebrassem um osso.

Saúde mental e função cerebral: Desenvolvimento cerebral em crianças, humor e saúde mental ao longo da vida, para formar memórias e tomar decisões, e para manter a função cerebral na velhice. Baixos níveis de Vitamina D estão associados a doenças de depressão à doença de Alzheimer.

Imunidade e auto-imunidade: Diversos estudos recentes abordam o papel da Vitamina D na auto-imunidade do sistema imunológico: é crucial para uma função imune saudável e pode desempenhar um papel em algumas doenças auto-imunes. Por exemplo, muitos estudos sugerem que níveis mais baixos de Vitamina D estão associados a um maior risco ou pior sintomas de esclerose múltipla e que o complemento pode retardar a doença.

Peso e apetite: Aqui é um pouco mais turvo porque não está claro se a Vitamina D é um benefício para o peso e a saúde metabólica, ou se é algo mais à luz do sol que entrega a Vitamina D.

Algumas pesquisas também ligaram níveis mais baixos de Vitamina D ao câncer e outras doenças, mas até agora não está claro se isso é causal ou apenas uma associação (então as pessoas que têm níveis mais elevados de Vitamina D são apenas mais saudáveis ​​e pessoas mais saudáveis ​​tendem a obter menos câncer , mas não é especificamente a Vitamina D).

deficiência de vitamina D vitamina d Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função deficiencia de vitamina d 1024x538

Obtendo Vitamina D

Portanto, a Vitamina D é importante. Agora, a grande questão: como obter o suficiente? Na verdade, existem duas formas diferentes do hormônio:

D3 é a forma que o corpo humano precisa. Você pode obtê-lo da comida, ou você pode fazer você mesmo pela luz solar.

Quanta Vitamina D precisamos?

Este é um pouco de um passeio selvagem através de estudos que todos conflitam entre si. Alguns estudos obtêm precisão sobre os níveis sanguíneos de Vitamina D e tentam quantificar exatamente qual o nível de Vitamina D no sangue ideal. O Instituto de Medicina recomenda que quase todas as pessoas sejam Vitamina D-suficiente a um nível de sangue acima de 50 nmol / L (20 ng / mL), mas não mais de 125 nmol / L (50 ng / mL). O conselho de lá seria apenas continuar recebendo mais Vitamina D até atingir os melhores níveis sanguíneos.

Isso é ótima se você sabe quantos nanogramas de Vitamina D você tem por mililitro de seu sangue, mas não é muito útil para a maioria de nós, já que a maioria das pessoas não conhece os níveis sanguíneos de Vitamina D e não quer ir tendo sangue extraído a cada poucos meses para verificar.

No mundo real, faz mais sentido olhar para o que o consumo de Vitamina D levará a maioria das pessoas a um alcance saudável. Nos EUA, o RDA da Vitamina D é de 600 UI para adultos saudáveis, com exceção das pessoas com mais de 70 anos, onde vai até 800. Mas um pouco de evidência mostra que mais pode ser melhor, especialmente porque muitas pessoas têm problemas para absorver Vitamina D. E há também o problema da má absorção. Muitas pessoas podem fazer melhor com mais Vitamina D porque têm dificuldade em absorvê-la.

Para Paleo especificamente, um problema particular é a saúde intestinal. A Vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, de modo a absorvê-lo, você tem que ter um intestino que possa absorver a gordura dietética. Muitas pessoas que tentam Paleo têm problemas intestinais que impedem a absorção de gordura dietética adequadamente. Esses problemas incluem.

  • Doença celíaca;
  • Doença de Crohn;
  • Algumas formas de colite ulcerativa;
  • Alguns tipos de doença hepática;
  • Fibrose cística.

As pessoas com obesidade também podem precisar de mais Vitamina D, porque suas reservas de gordura corporal sugam muita Vitamina D e escondem-na na gordura. Este estudo sugere que as pessoas com obesidade precisam de cerca de 40% mais de Vitamina D - se o RDA é suficiente para pessoas com peso medicamente normal, então o número de pessoas com obesidade seria de 840 UI para pessoas com menos de 70 e 1120 para pessoas com mais de 70 anos.

Se você estiver em um desses grupos, é especialmente importante obter bastante Vitamina D para suas necessidades reais.

Obtendo a Vitamina D da comida

Alguns alimentos contêm Vitamina D, mas a menos que coma muitos deles o tempo todo, eles provavelmente não fornecerão o suficiente para realmente viver. A maioria dos alimentos ricos em Vitamina D são peixes gordurosos que vivem em águas frias, como salmão e sardinha.

  • Salmão selvagem;
  • Macarrão em conserva;
  • Salmão cultivado;
  • Arenque.

Outros peixes contêm quantidades muito pequenas de Vitamina D, mas nada realmente perceptível. Então, se você comesse 170 gramas de salmão selvagem todos os dias, você poderia obter bastante Vitamina D com comida, mas para a maioria das pessoas, isso realmente não acontecerá. Realisticamente falando, a maioria de nós terá que confiar pelo menos em parte nas outras duas fontes: luz solar e suplementos.

vitamina D vitamina d Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função vitamina D 2

Obtendo a Vitamina D da luz do sol

A luz solar é a forma como os seres humanos foram projetados para obter a maioria de nossa Vitamina D. Quando a luz solar atinge sua pele, você pode sintetizar você mesmo pelo colesterol. Estudos têm mostrado que um adulto saudável pode obter a maior parte de sua Vitamina D a partir de 5 a 30 minutos de luz solar direta enquanto o sol está alto no céu - não leva uma quantidade enorme.

O protetor solar evita que isso aconteça, de modo que a exposição ao sol com protetor solar não conta para a Vitamina D. Você pode ler mais sobre o banho de sol e ver mais atentamente os estudos que estão por trás de todas essas alegações aqui.

Obtendo Vitamina D de suplementos

A comida não fornece suficiente Vitamina D para a maioria dos adultos, e simplesmente não é realista para todos nós terem exposição suficiente ao sol, especialmente no inverno, quando muitas pessoas gastam todas as melhores horas da luz solar dentro de casa. Isso deixa suplementos.

Os suplementos de Vitamina D são uma das recomendações Paleo mais comuns, precisamente porque a Vitamina D é tão importante e tão difícil de conseguir. É razoável que mesmo uma pessoa comendo uma ótima dieta pode precisar de um - aqui está um guia para escolher suplementos de alta qualidade para que você possa ter certeza de que está realmente recebendo o que você paga.

Como a Vitamina D funciona?

A Vitamina D vem principalmente de sua pele quando exposta à luz solar. Depois disso, seu corpo passa por uma série de processos químicos para mudá-lo para que seu corpo possa usá-lo.

Quando sua pele é exposta ao sol, ela produz Vitamina D e a envia para o fígado. Se você tomar suplementos ou comer alimentos que contenham Vitamina D, seu intestino também envia a Vitamina D ao fígado. A partir daqui, seu fígado altera-a para uma substância chamada 25 (OH) D. Quando um médico fala sobre seus níveis de Vitamina D, ele significa a quantidade de 25 (OH) D que você tem no seu sangue.

Este produto químico é enviado em todo o seu corpo onde diferentes tecidos, incluindo o seu rim, transformá-lo em Vitamina D. ativada. Esta Vitamina D ativada agora está pronta para desempenhar suas funções. A partir daqui, fica um pouco complicado, mas você pode pensar em Vitamina D ativada trabalhando de duas maneiras:

Ajuda a gerenciar cálcio em seu sangue, ossos e intestino

Ajuda células em todo o corpo a se comunicar corretamente

Como você pode ver, a Vitamina D vai muito longe da sua forma original da pele, suplemento ou comida. Mas sem Vitamina D, seu corpo não pode realizar o melhor.

Quanto é muito?

A sobredosagem é realmente apenas um problema com suplementos. Mesmo que você permaneça no sol por um longo tempo, seu corpo tem sua própria maneira de fechar a produção de Vitamina D; Você simplesmente deixará de fazer isso quando você não precisar disso. E a menos que você esteja comendo vários quilos de salmão todos os dias, obter quantidades tóxicas de Vitamina D a partir de alimentos é extremamente improvável.

Com suplementos, o USDA estabeleceu o limite de admissão superior em 4.000 UI por dia para todas as pessoas saudáveis ​​com mais de 9 anos, incluindo mulheres grávidas. A luz do sol pode fornecer até 10.000 UI por dia, e alguns pesquisadores argumentam que 10.000 UI devem ser o limite de admissão superior, mas a coisa sobre a luz do sol é que ele possui um desligamento automático se você está recebendo muito para seu corpo particular . Os suplementos não vêm com esse tipo de segurança, então eles exigem um pouco mais de cuidado.

O que ocorre na deficiência de Vitamina D?

Embora o corpo possa criar Vitamina D, existem muitas razões pelas quais a deficiência pode ocorrer. Por exemplo, a cor da pele mais escura e o uso de protetor solar reduzem a capacidade do corpo de absorver os raios de radiação ultravioleta B (UVB) do sol necessários para produzir Vitamina D.

Um protetor solar com fator de proteção solar (SPF) 30 pode reduzir a capacidade do corpo de sintetizar a vitamina em 95%. Para iniciar a produção de Vitamina D, a pele deve ser diretamente exposta à luz solar, não coberta pela roupa.

As pessoas que vivem em latitudes do norte ou áreas de alta poluição, trabalham de noite e permanecem em casa durante o dia, ou estão voltadas para casa, devem tentar consumir Vitamina D extra de fontes alimentares sempre que possível. Os bebês que são amamentados exclusivamente precisam de um suplemento de Vitamina D, especialmente se eles são de pele escura ou têm exposição solar mínima. A Academia Americana de Pediatria recomenda que todas as crianças amamentadas recebam 400 UI por dia de um suplemento oral de Vitamina D; As gotas feitas especificamente para bebês estão disponíveis.

Embora os suplementos de Vitamina D possam ser tomados, é melhor obter qualquer vitamina ou mineral através de fontes naturais sempre que possível.

vitamina D vitamina d Vitamina D – Para que serve? Benefícios, função nivem de vitamina d

Os sintomas da deficiência de Vitamina D podem incluir:

  • Ficando doente ou infectado com mais frequência;
  • Fadiga;
  • Ossos dolorosos e costas;
  • Humor deprimido;
  • Cicatrização de feridas;
  • Perda de cabelo;
  • Dor muscular.

Se a deficiência de Vitamina D continuar por longos períodos de tempo, isso pode resultar em:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • depressão;
  • fibromialgia;
  • síndrome da fadiga crônica;
  • osteoporose;
  • Doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

A deficiência de Vitamina D também pode contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer, especialmente câncer de mama, próstata e cólon. Nós explicamos isso com mais detalhes mais tarde.

Resumindo

É muito claro que a Vitamina D é importante, mas não está totalmente claro ainda quanto é a quantidade ideal para obter alimentos + raios de sol + suplementos. É possível que algumas das associações entre a ingestão de Vitamina D e a saúde possam ser causadas por fatores de confusão (como outras coisas com a luz do sol). Mas, em geral, a recomendação dos especialistas são:

  • Coma muitos peixes gordurosos e de água fria como salmão e sardinha;
  • Sair no sol quando possível (lembre-se de que o uso de protetor solar impede a absorção de Vitamina D, então o tempo gasto com protetor solar não conta!);
  • Tome um suplemento de Vitamina D se for possível para você.
Gostou? Compartilhe!

Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário:

  • Onde comprar?





  • Mais vistos hoje!

  • Fique por dentro ;)

  • Melhores avaliados

  • Atenção!

    Este conteúdo não foi escrito, revisado ou endossado por um médico, profissional médico ou profissional de saúde qualificado e, portanto, não deve ser usado para prevenir, diagnosticar ou tratar qualquer doença ou doença. suplementosmaisbaratos.com.br/blog não assume responsabilidade por quaisquer ações realizadas após a leitura dessas informações, e não assume responsabilidade se um mal uso suplementos destaque neste site.
  • REDES SOCIAIS

    ÚLTIMAS POSTAGENS

    TWEETS MAIS RECENTES

    Ler todos os tweets

    Suplementos Mais Baratos © Copyright 2015. Todos os direitos reservados

    Design e desenvolvimento por : Sucesso Web Team