Whey Protein isolado

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Whey Protein isolado
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O que é e para que serve o whey protein isolado?

Whey Protein isolado é a proteína do soro de leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. As principais vantagens de realizar o uso do Whey Protein isolado ao invés de outras fontes de proteína são:

  • Maior valor biológico (VB 100) – O valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos 88 a 100 e laticínios como leite e queijo 80. Seriam essas, outras fontes de proteínas indicadas para consumo.
  • Alta concentração de glutamina e bcaa, com um relevante a mais – Se comparar grama a grama, o Whey Protein com outras fontes de proteína, sendo ela a que mais fornece aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.
  • Inibe ou retarda processos patológicos ou do envelhecimento precoce em animais de experimentação e, provavelmente, na espécie humana.
  • Previne e inibição de câncer – antioxidantes e antimicrobianas.
  • Estimula a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais – melhora imunológica de pacientes com HIV.
  • Possui peptídeos bioativos, que atuam como agentes anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

Whey Protein isolado benefícios

  • Manutenção dos níveis de aminoácidos: o Whey Protein é uma fonte de aminoácidos essenciais (como os BCAAs, por exemplo).

Essa função é muito eficaz para os praticantes de atividades físicas, já que há uma grande oferta de proteínas para quem o consome, evitando a perda da massa magra (o chamado catabolismo) e promover a hipertrofia.

  • Vantagem para os idosos: com o passar dos anos, as pessoas idosas ganham resistência quanto ao ganho de massa muscular magra, além do processo de envelhecimento proporcionar uma redução na capacidade de síntese de proteínas,
  • Ferramenta de tratamento para doenças degenerativas: pesquisas afirmam que o Whey Protein pode contribuir para o ganho de peso e aumento na contagem de linfócitos – especialmente tratando-se do tratamento da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

O Whey Protein isolado é uma proteína que é absorvida rapidamente pelo organismo, além de possuir uma baixa concentração de gorduras.

Antes de saber como tomar Whey Protein e pensar em horas praticando uma academia completa, saiba quais são os tipos desta suplementação para determinar aquele que mais se encaixa com seu estilo de vida.

Tipos de Whey Protein

O Whey Proteiné extraída do soro do leite, onde o teor de água ainda é grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor ainda muito baixo. Para isso, é preciso passar por um processo chamado microfiltração e ultrafiltração, através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas, o que resulta em 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrada:  Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

Whey Protein Isolado: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.

Grande parte das Whey Protein de qualidade, como por exemplo, o Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Benefícios do Whey Protein isolado

  • Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
  • A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  • E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, e isso é de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácido. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso.

Além do mais os benefícios que o whey protein nós trazem no cotidiano são o maior controle de proteína por porção, praticidade e controle de tipo de digestão. O tempo de digestão se deve ao whey protein ser dividido em diferentes tipos de degradação e absorção. O whey protein concentrado (WPC) é um tipo de whey consituido de proteína do soro do leite + uma boa quantidade de carboidrato,seja ele simples ou complexo.

O whey protein hidrolisado (WPH) é um whey que já passou por uma hidrólise (quebra) que facilita a absorção da proteína do soro do leite, por já ter sido quebrada por enzimas; e o whey proteín isolado (WPI) que não apresenta nenhum outro macronutriente a não ser a proteína.

Contras do uso do Whey Protein isolado

Como qualquer outra suplementação, existe Entretanto, você vai ver que praticamente não há desvantagens ao se fazer uso desse tipo de suplementação alimentar.

O fator negativo do Whey, na verdade, é que se trata de um produto industrializado, ou seja, possui corantes e conservantes, o que pode fazer com que o corpo fique um pouco inchado, principalmente a barriga. Mas isso não é nada se você comparar com tantas outras mercadorias industrializadas que a maioria das pessoas consome diariamente. Uma solução a esta questão é tomar muita água, sucos detox e chás, pois assim será possível eliminar todas as toxinas do seu organismo, incluindo os conservantes e corantes. Uma dosagem de Whey errada ou muito frequente pode fazer com que você engorde bastante, o que será considerado um efeito negativo caso de quem toma Whey para emagrecer. Por isto, é importante que você saiba como e quanto tomar desse complemento a fim de atingir seus objetivos com sucesso.

Efeitos anabólicos do whey protein isolado na hipertrofia

O principal motivo para as pessoas usarem whey protein isolado é que de alguma forma isto vai ajudá-las a ganhar mais massa muscular e elas estão corretas.

O whey pode auxiliar a hipertrofia de várias formas, mas a principais são estas:

  1. Fornece os blocos construtores de massa muscular: whey protein fornece proteína e aminoácidos que servem como blocos para a construção e reparação de massa muscular.
  2. Hormônios:Aumenta a liberação de hormônios anabólicos como a insulina, que estimulam a hipertrofia. Whey é insulinoterápico.
  3. Rico em leucina.É altamente rico em leucina, que é o principal aminoácido envolvido na síntese de proteína.
  4. Rápida absorção:independente de qual tipo de whey estamos falando, ela terá absorção rápida comparada com outros tipos de proteína.

Como tomar Whey Protein isolado?

O Whey Protein é vendido em forma de pó e a forma mais recomendada é a ingestão do suplemento após diluí-lo em água (não se aconselha a ingestão desse suplemento com leite, pois o leite é composto por caseína, que acaba provocando uma digestão lenta – o que é totalmente o contrário da função do Whey Protein).

Após o treino, é um horário também indicado para se tomar Whey Protein é ao acordar, já que se passa um grande período de tempo sem se alimentar, esse é o catabolismo ideal, portanto, nada melhor do que Whey Protein, por causa de sua rápida absorção. Para hipertrofia, o Whey é mais indicado no pós treino, junto a Dextrose, pois o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAA e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato. Portanto, basta ser simples na hora da preparação do shake.

O ideal é misturar nele com 200ml de água, 30 a 40g de Whey Protein com maltodextrina/dextrose, caso tome também a Creatine, misture nesse shake no pós-treino. Tudo em excesso faz mal, com a proteína do soro do leite não é diferente. Em geral seguimos uma recomendação de ingestão de proteínas. Assim que o indivíduo ultrapassa a ingestão diária recomendada (IDR) começam a aparecer problemas.

O grupo das proteínas é igual aos dos carboidratos e lipídeos em relação a conter átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, porém, diferem-se pela presença de nitrogênio (16%) junto com enxofre, P e Fe (Biesek et al.2010). O excesso de nitrogênio quando não é filtrado por completo nos rins no ciclo da ureia, dificultam a excreção da amônia, que pode trazer desconforto abdominal, cálculos renais e outros problemas.

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Whey Protein Concentrado – é indicada para consumo em qualquer hora do dia.

A melhor recomendação, por outro lado, é no pós-treino, antes das refeições – para ser um complemento das proteínas na em sua nutrição diária – e ao acordar. É um excelente aliado para o aumento de massa magra, assim como manter a massa muscular e evitar a perda da massa magra.

Whey Protein isolado – o suplemento que pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. Contém todas as vitaminas e minerais que estão presentes no leite, como é o caso da vitamina C.

É extremamente necessário que a pessoa saiba corretamente a quantidade ideal de proteínas que precisam ser ingeridas diariamente, para que o uso de Whey Protein se equilibre com a alimentação.

Whey Protein Hidrolisado – boa opção para o pré-treino e também ao pós-treino, pois facilita a absorção de proteínas.

Entretanto, é possível que seu personal trainer indique o uso no pós-treino somente (máximo até uma hora depois da atividade física), para que se evite o catabolismo (perda de massa magra).

Efeitos colaterais podem surgir quando o uso de Whey Protein for em excesso: destacam-se o ganho de peso, sobrecarga renal e hepática, acne, envelhecimento precoce e inchaço.

Whey engorda ou emagrece?

Existem pessoas que acreditam que o Whey Protein deve ser utilizado apenas em dietas de ganhos musculares, porém, ele é indicado também a pessoas que desejam emagrecer sem perder a massa magra, pois ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, saciando a fome de uma maneira mais rápida do que nas outras proteínas. Porém, se não tiver controle, o Whey pode acabar engordando.

É interessante saber para que serve Whey Protein Isolado também, pois ele é a alternativa ideal para aqueles que lutam para reduzir o percentual de gordura ou tem intolerância a lactose. Ele contém baixíssima quantidade de colesterol, gorduras e lactose, além de oferecer excelente qualidade de proteínas. Esta é uma opção superior às demais opções de Whey, pois ele pode fornecer uma concentração maior de proteínas nobres. O suplemento pode auxiliar no controle de apetite. Adicionando o Whey em uma das refeições, você controlará a caloria a ser consumida, e ele poderá auxiliar na saciedade até o horário da próxima refeição, evitando calorias extras que comprometeriam os objetivos de sua dieta.

Massa Muscular

O segredo para se obter os benefícios do Whey para os músculos é saber escolher a categoria adequada para os seus objetivos, o nível de absorção pode variar de acordo com as categorias, reparando os músculos de diversas formas. O Whey concentrado é conveniente a pessoas que desejam investir baixo, um produto menos processado e fabricado a partir das proteínas do soro do leite, o percentual protéico varia de 35% até 80% das proteínas, podendo ser muito satisfatório caso você opte por um fabricante de qualidade, pois existem opções baratas que ao final saem caro por sua composição alterada.

O hidrolisado é muito conveniente para aquelas pessoas que desejam efeitos rápidos, pois serve para a reparação dos músculos após o treino, mantendo o efeito anabólico para o crescimento muscular. Esta categoria também consiste em proteínas extraídas do soro do leite, mas estas já são pré-digeridas, o que acelera o processo de absorção.

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Artigos assinados pelo Suplementos Mais Baratos são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Acesse: www.suplementosmaisbaratos.com.br

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