Luteína Now Foods - Para que serve, benefícios, suplementos de luteína

A luteína é um carotenoide de ocorrência natural que é abundante em frutas e vegetais (especialmente os verdes escuros e verdes), e é altamente concentrado na mácula do olho, com quantidades menores encontradas na retina , lente e nervo óptico. Juntamente com outros antioxidantes de alta potência , a luteína ajuda a bloquear a luz azul visível, uma das principais causas de danos induzidos pela luz aos olhos.

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O que é luteína?

A luteína é um carotenoide de ocorrência natural que é abundante em frutas e vegetais (especialmente os verdes escuros e verdes), e é altamente concentrado na mácula do olho, com quantidades menores encontradas na retina , lente e nervo óptico. Juntamente com outros antioxidantes de alta potência , a luteína ajuda a bloquear a luz azul visível, uma das principais causas de danos induzidos pela luz aos olhos.

A luteína e seu parente próximo, a zeaxantina, são pigmentos chamados carotenóides que estão relacionados ao betacaroteno e ao licopeno . O nome da luteína vem da palavra latina, lutea , que significa amarelo. Em concentrações normais em alimentos, é um pigmento amarelo, mas pode aparecer laranja ou vermelho em alta concentração. A luteína e a zeaxantina são feitas apenas por plantas, de modo que os animais normalmente as consumam comendo plantas. As concentrações mais altas são encontradas em vegetais de folhas verdes escuras, como couve, espinafre, acelga suíça e mostarda e nabo - embora esses nutrientes também sejam encontrados em uma variedade de outros vegetais (veja tabela abaixo). A luteína adicionada à alimentação de frango intensifica a cor amarela das gemas de ovo.

Benefícios da luteína: visão e saúde ocular

Este poderoso carotenóide também ajuda a evitar a perda de visão - e mais especificamente ajuda a prevenir a degeneração macular - aumentando a espessura da mácula. Em um estudo, os pesquisadores deram 30 mg de luteína a dois pacientes por 140 dias e descobriram que sua densidade macular aumentou 21% e 39%.

A pesquisa também mostrou que a luteína pode reduzir o risco de catarata. Por exemplo, um estudo descobriu que as mulheres mais velhas que apresentavam os níveis mais altos de luteína (e zeaxantina, outro nutriente que é crítico para a saúde da visão) eram cerca de um terço menos propensos a ter catarata.

Outros benefícios para a saúde ocular da luteína incluem:

  • Ajudando a reduzir a fadiga ocular e a sensibilidade do brilho
  • Promover a função visual normal e a densidade adequada da lente
  • Fortalecimento do tecido ocular
  • Apoio à acuidade visual

Outros benefícios da luteína

Pesquisas mais recentes mostraram que os benefícios da luteína vão além da visão e da saúde dos olhos. A luteína também suporta a função do cérebro e melhora a memória e a aprendizagem. Esta pesquisa revela que a luteína é o carotenóide dominante no cérebro, onde influencia o processamento visual e outras funções neurais. Indivíduos com comprometimento cognitivo leve demonstraram ter um baixo nível de luteína e aumentar os níveis com suplementos está associado a melhorias na memória.

Em um estudo de mulheres mais velhas que tomaram 12 mg de luteína por dia, com ou sem 800 mg de DHA, os achados de recall verbal melhoraram significativamente. E porque aumenta a velocidade de processamento visual, que tende a diminuir a velocidade com a idade, um dos outros benefícios para a saúde cerebral da luteína está aumentando a eficiência geral do cérebro.

Por que os suplementos de luteína são importantes

Infelizmente, à medida que envelhecemos, nossos níveis de luteína diminuem porque o corpo não pode produzir. Fumantes, pessoas de olhos azuis e mulheres pós-menopáusicas também encontraram níveis mais baixos de luteína. Felizmente, você pode reabastecer a quantidade de luteína em seu sangue e, finalmente, seus olhos e cérebro, através de dieta e suplementação nutricional.

A pesquisa mostrou que tomar 15-40 mg de luteína por dia fornece a melhor proteção. Uma vez que a maioria das pessoas não come bastante vegetais verdes e folhosas e gemas de ovos (a ingestão média de luteína via dieta é de 2 mg por dia). Creio que é importante também tomar suplementos que contenham luteína.

A luteína é chamada de vitamina carotenóide. Ela está relacionada com beta-caroteno e vitamina A . Alimentos ricos em luteína incluem brócolis, espinafre, couve, milho, pimenta de laranja, kiwis, uvas, suco de laranja, abobrinha e abóbora. A luteína é absorvida melhor quando é tomada com uma refeição rica em gordura.

Muitas pessoas pensam que a luteína é "a vitamina do olho ". Eles usam isso para prevenir doenças oculares , incluindo degeneração macular relacionada à idade (AMD), catarata e retinite pigmentosa .

Algumas pessoas também usam isso para prevenir câncer de cólon , câncer de mama , diabetes tipo 2 edoença cardíaca .

Muitas multivitaminas contêm luteína. Eles geralmente fornecem uma quantidade relativamente pequena de 0,25 mg por comprimido.

Como funciona a luteína?

A luteína é um dos dois principais carotenóides encontrados como pigmento de cor no olho humano (mácula e retina). É pensado para funcionar como um filtro de luz, protegendo os tecidos dos olhos contra danos causados ​​pela luz solar.

Luteína, um antioxidante que pode desempenhar um papel importante na saúde dos olhos e da pele, é encontrado em alimentos como vegetais verdes escuros e ovos. Os antioxidantes são produtos químicos em seu corpo que defendem células saudáveis ​​de danos causados ​​por radicais livres destrutivos. Os suplementos de luteína também estão disponíveis, e estes não têm efeitos colaterais perigosos conhecidos. Fale com o seu médico para saber mais sobre os benefícios saudáveis ​​da luteína e outros antioxidantes.

Saúde da pele

Segundo a Medical News Today, a luteína pode ajudar a melhorar a hidratação e elasticidade da pele. A atividade antioxidante da luteína pode potencialmente ajudar a prevenir danos oxidativos à sua pele. A luteína também ajuda a proteger os lipídios, óleos e gorduras da sua pele contra a peroxidação. Enquanto muitas pessoas tomam suplementos de luteína para beneficiar a saúde da pele, a luteína também pode ser boa para sua pele quando aplicada como um creme ou pomada tópica. A luteína também pode ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelos raios UV do sol e poluentes encontrados no ar.

Prevenção da Degeneração Macular

A luteína é encontrada em quantidades relativamente elevadas em seus olhos, onde pode desempenhar um papel importante na manutenção da saúde ocular. À medida que envelhecemos, os níveis de luteína tendem a diminuir nos olhos, especificamente em uma parte do olho que ajuda a focar a luz conhecida como mácula. Os níveis maculares mais baixos de luteína estão associados à degeneração macular, uma doença ocular associada à idade que geralmente causa perda de visão. De acordo com a American Macular Degeneration Foundation, o aumento dos níveis dietéticos de luteína, ou a adoção de suplementos de luteína, podem ajudar a prevenir e tratar a degeneração macular.

Benefícios cardiovasculares

A luteína está presente no soro sanguíneo, onde pode ter efeitos antioxidantes para promover a saúde cardiovascular. Antioxidantes como a luteína podem ajudar a prevenir a peroxidação de gorduras e colesterol no sangue, reduzindo assim o acúmulo de placa nas artérias. Um estudo na edição de 2001 de "Circulação" demonstra o papel potencial da luteína para ajudar a prevenir o engrossamento das paredes das artérias que constituem a base da aterosclerose. A luteína também pode ajudar a diminuir a progressão da aterosclerose.

Lutein é seguro?

Apesar da ausência de benefícios claros para a saúde, algumas pessoas podem tomar luteína suplementar. Quais as doses que são seguras?

  • Com base na falta de efeitos colaterais reportados nos estudos que foram realizados, até 20 mg por dia de um suplemento de luteína deve ser seguro para adultos.
  • Não há evidências disponíveis para determinar uma dose segura de suplemento de luteína em crianças.
  • Tal como acontece com muitos outros medicamentos e suplementos, não há informações sobre segurança em mulheres grávidas ou amamentando.
  • Muitas doses de carotenóides, como luteína e zeaxantina, podem causar carotenodermia - uma descoloração da pele de laranja amarelo. Pode parecer uma icterícia, mas a cor da pele anormal pode ser removida com um cotonete com álcool.

Provavelmente eficaz para:

  • Deficiência de luteína. Tomar luteína por via oral é eficaz para prevenir a deficiência de luteína.

Possivelmente eficaz para:

  • Uma doença ocular chamada degeneração macular relacionada à idade (AMD). Estudos populacionais sugerem que as pessoas que consomem maiores quantidades de luteína em sua dieta têm um risco reduzido de desenvolver AMD. No entanto, o aumento da ingestão dietética de luteína pode não reduzir o risco de AMD em pessoas que já possuem alta ingestão de luteína. Tomar suplementos de luteína por até 12 meses pode melhorar alguns sintomas de DMAE, mas não parece impedir que a DMAE piore. A pesquisa sobre o uso de luteína juntamente com outros ingredientes mostra resultados conflitantes.
  • Cataratas. Alguns estudos sugerem que comer quantidades maiores de luteína pode diminuir o risco de desenvolver catarata . Além disso, pesquisas iniciais sugerem que tomar luteína três vezes por semana por até 2 anos pode melhorar a visão em pessoas idosas com catarata .

Possivelmente ineficaz para:

Artérias obstruídas (doença cardíaca coronária). A pesquisa sugere que comer quantidades maiores de luteína não diminui o risco de desenvolver artérias entupidas.

Evidência insuficiente para:

  • Câncer de mama. Algumas evidências sugerem que níveis mais elevados de luteína no sangue estão ligados a um risco reduzido de desenvolver câncer de mama.
    Câncer de colo do útero . Pesquisas iniciais sugerem que baixas quantidades de luteína na dieta não estão ligadas a um risco aumentado de desenvolver câncer cervical .
  • Uma condição hereditária que causa perda de visão ( choroideremia ). Pesquisas iniciais sugerem que tomar 20 mg de luteína por dia durante 6 meses não melhora a visão em pessoas com choroideremia.
  • Função mental. Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar 12 mg de luteína mais 800 mg de ácido docosa-hexaenóico (DHA) por 4 meses pode melhorar a fala e a memória em mulheres mais velhas.
  • Câncer de cólon e retal . Há resultados conflitantes sobre se as dietas contendo maiores quantidades de luteína podem reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon ou retal.
  • Diabetes. Algumas pesquisas sugerem que baixos níveis sanguíneos de luteína ou outros carotenóides estão ligados a problemas de açúcar no sangue. Em teoria, tomar luteína pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. No entanto, outras pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de luteína na dieta não reduz o risco de desenvolver diabetes.
  • Dor muscular após o exercício. Algumas evidências sugerem que tomar um produto combinado que contenha luteína (BioAstin) diariamente por 3 semanas antes do exercício não reduz a dor muscular após o exercício.
  • Estirpe do olho (asthenopia). Pesquisas iniciais sugerem que alguns que tomam luteína juntamente com outros suplementos podem reduzir a tensão ocular. O efeito da luteína sozinho na tensão ocular não está claro.
  • Câncer de pulmão. Algumas evidências sugerem que baixos níveis sanguíneos de luteína estão ligados a um risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão. No entanto, outras evidências sugerem que tomar luteína não afeta o risco de desenvolver ou morrer de câncer de pulmão.
  • Pressão arterial elevada durante a gravidez. Algumas pesquisas sugerem que os altos níveis sanguíneos de luteína estão ligados a um risco menor de desenvolver pressão alta durante a gravidez. Não é claro se tomar suplementos de luteína diminui o risco de pressão alta durante a gravidez.
  • Câncer de próstata . Algumas pesquisas mostram que baixos níveis sanguíneos de luteína não estão ligados a um risco aumentado de câncer de próstata .
  • Infecções respiratórias. Algumas pesquisas mostram que os altos níveis sanguíneos de luteína não estão ligados a um risco diminuído de infecções respiratórias
  • Uma doença ocular chamada retinite pigmentosa. Algumas evidências iniciais sugerem que a luteína pode ser útil no tratamento da retinite pigmentosa. No entanto, outras evidências sugerem que a luteína não melhora a visão ou outros sintomas desta doença ocular.
  • Problemas oculares em prematuros ( retinopatia da prematuridade ). Pesquisas iniciais sugerem que a luteína não diminui o risco ou a gravidade da retinopatia da prematuridade.

 

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