Beta Alanina – Optimum Nutrition

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Beta Alanina – Optimum Nutrition
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A Beta Alanina é um aminoácido não essencial, como a glutamina, dessa forma, nosso corpo é capaz de produzi-la sem quaisquer problemas. Porém, para melhorar a performance nos treinos é necessário consumir esse aminoácido através de outros alimentos como: carnes vermelhas e brancas, e também através da suplementação. Os aminoácidos são necessários para a construção da proteína, um nutriente base para a formação muscular. Se não há aminoácidos, não há como sintetizar proteínas é ai que entra a importância do consumo da beta alanina.

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A beta-alanina é um composto que age nos músculos com o objetivo de aumentar sua performance. A Beta-alanina não constrói o tecido muscular, como a alanina faz. Na verdade, a Beta-alanina trabalha para aumentar o ânimo e disposição, e pode ser utilizado também por não atletas, para a realização de suas atividades cotidianas. A Beta-alanina trabalha para reduzir a acidez no músculo, o que é importante para evitar câimbras e fadiga muscular. A produção de ácido lático nos tecidos musculares causa uma redução da performance do atleta, que se sente cansado e com dores.

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Por isso, a Beta-alanina é uma suplementação importante e, mesmo sem trabalhar para aumentar os músculos, tem papel essencial para ajudar o atleta a realizar seu treino sem sentir dor ou cansaço. A Beta-alanina ajuda as células do corpo a aumentarem a capacidade anaeróbica. Ou seja, as células continuam trabalhando bem mesmo que exista uma deficiência de oxigenação, o que causaria câimbras. A Beta-alanina é responsável pela formação de um dipeptídeo chamado carnosina. A carnosina, componente muito comum nos músculos naturalmente, age no corpo para evitar a produção de grandes quantidades de ácido lático. Assim, a Beta-alanina consegue aumentar a capacidade do atleta em realizar exercícios repetitivos (como fisiculturistas); alarga a resistência aeróbica para praticantes de esportes cardiovasculares (como corredores e ciclistas) e aumenta a massa muscular, por gerar mais carnosina nos músculos, que aumenta a densidade muscular.

A Beta-alanina é altamente recomendada para atletas de todas as modalidades esportivas que exijam força, potência e resistência muscular. Também pode ser utilizada por pessoas que não treinam, para evitar as dores decorrentes de trabalhos repetitivos, como os que exijam permanecer muito tempo em frente ao computador. Não há nenhuma contraindicação, por ser uma substância presente nos músculos naturalmente.

O que a beta alanina faz?

Como foi dito antes, a beta alanina é um aminoácido e, portanto, não pode sintetizar uma proteína sozinha. Ela aumenta a concentração de carnosina, uma substância formada por outros dois aminoácidos: alanina e histidina. Com a carnosina ou L-carnosina em alta, a falha muscular demora mais para se desenvolver já que ela atua revertendo os danos na fibra muscular que ocorrem na musculação. Dessa forma, o seu desempenho melhorará já que você conseguirá se exercitar por mais tempo sem sentir dor.

Benefícios da beta alanina

A beta alanina não é benéfica apenas para os exercícios anaeróbicos e de alta intensidade. Ela é bastante útil para pessoas que fazem treinamentos aeróbicos intensos como corridas, ciclismo ou natação. Neste caso também ocorre o aumento da performance do atleta quando ele ingere a suplementação com beta alanina.

Um benefício consequente de todo esse aumento no desempenho dos exercícios é o fato da alanina promover maior crescimento muscular. Quando você aumenta o tempo de exercícios intensos e leva um intervalo considerável até chegar à fadiga muscular, obviamente mais músculos serão lesionados e mais reconstrução muscular haverá. Resumindo, a beta alanina é um agente ergogênico, um aminoácido que não constrói músculos. A Beta-alanina aumenta significativamente os efeitos de força e resistência muscular, otimizando os resultados dos treinos. Por reduzir a fadiga e as câimbras, a Beta-alanina permite treinos mais longos e pesados, o que acarreta maior massa muscular, pois o músculo aceita mais estímulos sem sentir câimbras e fadiga.

Assim, a Beta-alanina dá um efeito de pump, ou seja, de inchaço após o treino, o que aumenta a irrigação muscular, amplia a absorção de nutrientes e evita o músculo de catabolizar. Com isso, a Beta-alanina aumenta a densidade dos músculos. A Beta-alanina também aumenta a performance da dieta, por esse efeito de pump.

Existem duas boas vantagens em consumir a beta alanina. A primeira é o seu preço acessível, muito mais viável do que a carnosina. Além do mais, esta, tem boa parte de sua eficácia perdida quando passa pelo estômago, o que não acontece com a beta alanina. Assim, é possível utilizar um suplemento que aumenta a performance muscular e ainda possui propriedades que ajudarão no pós treino atuando como um reparador das lesões musculares.

Como funciona a Beta Alanina?

Quando estamos nos exercitando, praticando atividades anaeróbicas e trabalhando com cargas que oferecem elevada intensidade aos músculos ocorre o acúmulo de muito H+, ou seja, começa a ocorrer um processo de acidose muscular. É esse o fato que faz com que você sinta aquele “ardor” na musculação e tenha que parar para que o músculo se recupere. A beta alanina age como um efeito tampão, uma substância básica que consegue equilibrar o pH do meio fazendo que você demore mais tempo parar sentir aquela dor característica da fadiga muscular.

Efeitos colaterais

O único efeito colateral relatado até o momento, é o formigamento e leve coceira nos membros e extremidades (pernas, braços, mãos e pés) que desaparecem depois de cerca de 20 minutos. Esse formigamento não causa malefício a saúde e ocorre devido a alta concentração desse aminoácido no sangue.

Como tomar Beta Alanina

Alguns podem achar a forma de suplementar a beta alanina muito parecido com o da creatina, pois deve levar cerca de 6 a 7 semanas. O uso de aproximadamente 6 g de beta alanina por dia, durante 28 dias, pode aumentar em até 60% a concentração da carnosina. O valor médio para ser usado diariamente varia de 4 a 8 g.

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