Abdominal exercicio

Exercício Abdominal : Erros comuns e variações

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Abdominal

Para conseguir ter um abdômem que seja forte e tonificado, mas principalmente definido, é preciso seguir uma série de orientações e estímulos específicos neste agrupamento muscular.

Muitos não sabem, mas o abdômen é um agrupamento muscular importantíssimo, pois participa da estabilização do corpo, e é necessário para que diversos outros exercícios possam ser realizados da forma correta.

Indivíduos que tem pouca força no abdômen sofrem grandes dificuldades para realizar tarefas simples até mesmo no dia a dia, e aliado a isso, também sentem dificuldades para se exercitar na academia e conseguir conquistar o tão sonhado abdômen definido.

Veja a seguir algumas informações bastante úteis e interessantes sobre o tema exercícios abdominais.

Abdominal Russian Twistle
Abdominal Russian Twistle

Exercício abdominal o que é?

De modo geral, os exercícios abdominais são todo e qualquer atividade física que trabalhe e demande força dos músculos dessa região com o intuito de fortalecê-los.

Porém, um dos maiores objetivos de quem pratica exercícios abdominais é com toda certeza alcançar o tão sonhado abdômen definido.

Músculos abdominais que sejam aparentes e volumosos, juntamente com uma barriga que seja definida.

De modo geral, a execução das abdominais é bastante simples, porém, justamente por ser simples e ter diversas variações possíveis, é preciso foco e atenção nesse assunto.

Ou seja, se você deseja aprender de uma vez por todas como fazer abdominais da forma correta, a fim de conseguir atingir seu objetivo de ter um abdômen definido, preste muita atenção no que vem a seguir.

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Abdominal Como fazer corretamente?

Os exercícios abdominais feitos de forma livre, ou seja, sem o auxílio de máquinas, são os mais simples de serem feitos.

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Um exemplo clássico disso é o abdominal comum.

Exercício abdominal como fazer?

Siga os passos a seguir:

  • Deite-se no chão
  • Flexione os joelhos ao máximo
  • Deixe os pés alinhados com o quadril
  • Firme os pés no chão
  • Coloque as mãos na cabeça ou atrás do pescoço
  • Incline o tronco para frente ao máximo que puder
  • Realize a quantidade de repetições desejadas

Essa é a melhor forma de como fazer abdominal corretamente.

Para que serve: principais músculos envolvidos?

Ainda que pareça voltado apenas para estética, saber como treinar abdominal é importantíssimo para uma boa sustentação do corpo.

Pois, um abdômen que seja forte desempenha um grande papel para o equilíbrio do corpo em praticamente todas as situações, inclusive durante a prática de exercícios físicos mais intensos.

Além disso, com a boa prática de exercícios abdominais é possível deixar essa musculatura mais forte e mais volumosa ao ponto de conseguir o abdômen definido.

Durante a execução dos exercícios abdominais, os principais músculos ativados são:

  • Reto abdominal (core)
  • Abdominais oblíquos
Abdominal exercicio
Abdominal exercicio

Principais variações de abdominal e movimento

Ao longo da prática de exercícios abdominais praticamente todos os músculos dessa região são trabalhados, sendo praticamente impossível isolar uma certa parte da musculatura abdominal.

Porém, dependendo das formas de como treinar abodminal pode se dar ênfase em determinadas regiões do abdômen, fazendo com que os estímulos sejam direcionados um pouco mais para certas áreas do que para outras.

Confira logo abaixo algumas opções diferentes de abdominais para você utilizar, e quais são os músculos abdominais que elas mais trabalham:

Abdominal remador

Essa versão de exercício abdominal remador é feita de forma que é flexionado o tronco e também os joelhos a fim de que ambos se encontrem ao final do exercício.

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Ele se compõe no indivíduo deitar na posição relaxada, e em seguida flexionar o corpo indo de encontro aos pés.

Abdominal para infra

O abdominal infra é feito de forma que o tronco permanece fixo ao solo, e a única parte que se movimenta são as pernas, que devem ser levantas do chão ao máximo.

Um ponto de atenção para a execução desse exercício é que a lombar deve permanecer fixa ao solo e não pode levantar junto com as pernas ao final do movimento.

Abdominal para supra

Nessa versão de exercícios abdominais, o movimento é bem curto, a posição é similar a um abdominal convencional, porém no abdominal supra não se eleva o tronco ao máximo tentando se aproximar dos joelhos.

No caso do abdominal supra, o foco é exclusivo no centro do abdômen e o movimento é reto e curto, porém deve-se prestar bastante atenção na contração total do músculo abdominal.

Abdominal para obliquo

Os exercícios abdominais oblíquos, são feitos principalmente para dar enfoque a região lateral do abdômen mais precisamente nos músculos oblíquos.

Para ativar essa musculatura o movimento deve ser em formato de x, ou seja, o foco deve ser contrair o abdômen torcendo o tronco.

Basicamente durante a execução dessa abdominal, deve-se buscar direcionar o cotovelo esquerdo de encontro a perna direita, e do outro lado o cotovelo direito para a perna esquerda.

Russian twist

Essa variação do abdominal denominada Russian Twist é feita de uma forma bastante simples e eficaz, que envolve deitar no chão mantendo as pernas elevadas e cruzadas ao mesmo tempo.

Em seguida, segurar um peso nas mãos e elevar o tronco fazendo uma contração abdominal.

E após isso, movimentar o peso que está nas mãos para a esquerda e depois para a direita fazendo dessa forma uma rotação do tronco, sempre mantendo o abdômen contraído.

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Abdominal crunch

No abdominal crunch, deve-se deitar no chão com o joelho contraído e em seguida fazer o movimento de contração do abdômen buscando retirar todo o tronco do chão.

Nesse caso os cotovelos devem tocar ou pelo menos buscar tocar nas coxas.

Qual abdominal mais eficiente?

Todos os exercícios abdominais são excelentes, porém, para deixar o exercício abdominal mais eficiente é necessário utilizar pesos.

Da mesma forma que qualquer outro músculo do corpo é treinado.

Como treinar abdominal para definir?

Para conseguir atingir a definição do abdômen, é necessário que os músculos dessa região estejam bem trabalhados, fortes, desenvolvidos e com volume.

E além disso, o percentual de gordura corporal precisa estar baixo.

Caso contrário, é preciso entender que não existe qual abdominal queima mais gordura e não será possível ver os gomos do abdômen aparecendo.

Principais erros na execução

  • Não utilizar uma almofada para apoiar as costas
  • Dobrar o pescoço demais
  • Não contrair o abdômen durante a execução
  • Fazer abdominais todos os dias
  • Não manter a lombar colada no chão
  • Muitas repetições e pouco peso
  • Não respirar da forma correta

Qual abdominal queima mais gordura para perder barriga

Nenhum exercício abdominal é feito com o intuito de ser mais eficiente para perder gordura da barriga.

Assim como qualquer outro exercício físico, o intuito dos exercícios abdominais é fortalecer os músculos do abdômen e deixá-los mais volumosos e mais aparentes.

Porém, para que seja possível visualizar os gomos do abdômen aparecendo é preciso que o percentual de gordura do corpo esteja baixo.

A melhor recomendação para quem deseja ter um abdômen definido, é perder gordura através de uma alimentação adequada.

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